Pesquisadores das diversas áreas da Engenharia na UFMG vão se reunir nesta segunda, 24, no I Seminário do Projeto Monoguiado Pampulha. O projeto visa à implantação de um sistema de transporte moderno e sustentável que interligue todas as unidades com vistas a resolver os problemas de mobilidade no campus. Promovido pelo Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia e pela Escola de Engenharia, o evento vai acontecer das 14h às 17h, na sala de seminário 1010 da Escola. Segundo o professor Nilson Tadeu Ramos Nunes, coordenador do projeto – que conta com equipe multidisciplinar –, a ideia é tirar os automóveis do campus e criar estacionamento, talvez terceirizado, em área periférica, que pode ser terreno no espaço do Mineirão recém-devolvido à UFMG pelo governo do estado. “O campus seria tranformado num grande parque com áreas de pedestres e ciclovias”, ele prevê. Há diversos aspectos a serem definidos, a começar pelo modo de propulsão dos trens – elétrico, eletromagnético ou a ar. Os módulos teriam capacidade de até 20 ou até 70 passageiros. Seja qual for a tecnologia adotada, o sistema deverá de baixa emissão de ruído e poluição. Projeções de prazo para implantação do novo sistema de transportes do campus Pampulha dependem de decisão sobre criar as tecnologias envolvidas no projeto dentro da própria universidade ou aproveitar em parte tecnologias existentes. “No primeiro caso, poderíamos ter o sistema funcionando em três anos; na segunda hipótese, em até 24 meses seria possível concluir o processo”, informa Nilson Tadeu Nunes. Em função da perspectiva de desenvolvimento de tecnologias na Instituição, o encontro terá a participação do professor Ado Jório, titular da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG. No seminário de segunda-feira será elaborada uma agenda com os próximos passos do projeto e serão criados subgrupos para estudos e captação de recursos relacionados às diversas vertentes do projeto.