Plantin & Craesbeeck - Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos é o tema do Seminário Mindlin 2012, que se realiza em São Paulo, de 26 a 28 de junho.
Organizado por equipe que conta com a participação de professores da UFMG, o evento marca o início dos trabalhos de elaboração de mostra que em 2013 vai inaugurar a sala de exposições do edifício que abrigará a Coleção Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).
Fruto de parceria entre a UFMG, a Biblioteca Mindlin/USP e o Consulado Geral da Bélgica, o seminário toma como base a produção de duas das mais importantes casas editoriais europeias do período moderno - Plantijn-Moretus e Craesbeeck – para discutir temas como Antigos e novos suportes da cultura impressa, Desafios museológicos contemporâneos, e Ciência e humanismo.
Os acervos do Museum Plantijn-Moretus e do Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, ambos de Antuérpia (Bélgica), serão a base para a exposição, que terá como tema a história da circulação mundial de livros e impressos, abrangendo os séculos 16 a 18. Após período em São Paulo, a mostra será trazida a Belo Horizonte.
Participam da equipe de curadores os professores da UFMG Júnia Furtado, Márcia Almada e René Lommez Gomes, além de Eddy Stols (Katholieke Universiteit Leuven), Iris Kockelbergh (Museum Plantij-Moretus), Íris Kantor e Pedro Puntoni (USP).
Gratuitas, as inscrições para o seminário terminam nesta terça-feira, 19, e devem ser feitas no site do evento. Caso haja vagas remanescentes, as inscrições podem ser feitas no local do evento, nos dias 27 e 28 de junho, a partir de 12h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo email seminariomindlin@usp.br e aqui.