Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisa desenvolvida na UFMG vence o Grande Prêmio Capes de Teses

sexta-feira, 13 de julho de 2012, às 6h00

A tese A ética do uso e da seleção de embriões, defendida por Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias em 2011, na UFMG, foi contemplada pelo Grande Prêmio Capes de Tese, em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 12, na sede da agência, em Brasília. O trabalho foi o vencedor na categoria Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.

O objetivo da pesquisa, que teve orientação da professora Telma de Souza Birchal, foi analisar os argumentos contrários ao uso de embriões humanos em dois tipos de tecnologia: a derivação de células-tronco embrionárias – que são capazes de se transformar em vários tipos de tecido e podem ajudar a solucionar cegueira, paralisias musculares e doenças neurodegenerativas – e o diagnóstico genético pré-implantação, durante a fertilização in vitro.

O estudo indicou que, do ponto de vista da ética, o uso e o descarte de embriões humanos para pesquisa e reprodução são admissíveis, e não há razões decisivas contra a seleção de embriões.

Leia mais sobre a tese em reportagem publicada pelo Boletim UFMG.

Grandes Prêmios
Outorgado às três melhores teses ganhadoras do Prêmio Capes selecionadas nos três grupos de grandes áreas (Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra), cada Grande Prêmio recebe o nome de um cientista ilustre, cuja pesquisa tenha se enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida. Para a edição de 2011, foram homenageados, respectivamente, Paulo Reglus Neves Freire, Emílio Marcondes Ribas e Otto Richard Gottlieb.

As duas outras teses premiadas foram defendidas na Universidade de Campinas (Unicamp). Os vencedores receberam certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no exterior e os orientadores, certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso no exterior. Além disso, cada autor recebe, ainda, o valor de R$ 15 mil, oferecido pela Fundação Conrado Wessel (FCW).

(Com Assessoria de Comunicação da Capes)