Neste domingo, 28, o Museu de História Natural e Jardim Botânico abre a programação Primavera no Museu, que integra o projeto Quatro Estações. A partir das 10h, o público pode visitar os espaços expositivos permanentes, que foram revitalizados.
As exposições passaram por reformas estruturais que envolvem mudança do material gráfico, peças do acervo e localização. O novo Espaço Interativo Ciência da Vida, que abriga mostra sobre o corpo humano, tem como principal característica a utilização de tecnologia para a transmissão de conhecimento.
No mesmo horário, será aberta a mostra Natureza – olhares artísticos sobre a biodiversidade, que reúne desenhos científicos de botânica e zoologia de 12 novos ilustradores, formados no curso de Ilustração Científica Biológica oferecido no Museu, de março a outubro deste ano.
Segundo a ilustradora científica Rosa Alves Pereira, professora do curso e curadora da exposição, o trabalho inclui não apenas desenhos descritivos, mas também narrativos, que retratam ciclos de vida e atividades como polinização e metamorfose. A mostra pode ser visitada até o final do ano.
Com enfoque na educação ambiental, a Casa Botânica do Museu inaugura o Espaço Educativo Viveiro de Mudas. Nesse ambiente são produzidas espécies nativas da Mata Atlântica, visando a recuperação de áreas degradadas e matas ciliares.
Esse fator ambiental foi decisivo para a transformação do viveiro em local educativo, no qual podem ser abordados temas como beneficiamento de sementes, etapas da produção de mudas, processo de compostagem e papel dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade vegetal. Às 14h, será realizada a oficina Plantar, no Viveiro de Mudas.
Às 11h, haverá concerto do Grupo de Trompetes da Escola de Música da UFMG, com regência do professor Anor Luciano e presença especial do professor Stefan Johnsson (Suécia). O concerto abre oficialmente o Encontro Internacional de Trompetes, que prossegue até dia 31, no campus Pampulha.
O Museu fica na rua Gustavo da Silveira 1.035, bairro Santa Inês (próximo à estação Santa Inês) Mais informações na página do Museu e pelo telefone (31) 3409-7607. Entrada: R$ 4,00 (menores de cinco e maiores de 60 anos não pagam).