A contribuição de estudos de comunicação para a divulgação científica, no contexto da América Latina e em particular na Colômbia, será tema de palestra no campus Pampulha no dia 1 de março. O evento é fruto de parceria entre a Diretoria de Divulgação Científica (DDC) e o Instituto Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Professor do Programa de Comunicação do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Eafit (Medellín, Colômbia), o pesquisador Daniel Hermelin discutirá o “diálogo nascente” entre o campo de estudos da comunicação e as áreas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESC&T) e de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (CPC&T). Hermelin acredita que na América Latina e em especial na Colômbia tanto esse campo quanto os laços entre a teoria, a prática e as políticas públicas evoluíram significativamente em relação ao contexto mundial. Todo esse processo, segundo ele, “tem ecoado significativamente” na educação formal e informal e no desenvolvimento de pesquisas, especialmente no que se refere ao progresso científico. “No entanto, apresenta-se ainda como diálogo nascente, em particular no que diz respeito à divulgação científica”, ressalta. Aberta ao público, a palestra de Hermelin será realizada das 14h às 17h, no segundo andar da Biblioteca Central. Discurso científico Ele comenta que, no Brasil, a comunicação pública da ciência é uma área “relativamente nova”. Ao citar a DDC da UFMG como iniciativa institucional de vanguarda no contexto acadêmico brasileiro, Bechler ressalta o papel da divulgação científica para a promoção de qualquer atividade acadêmica. "Na UFMG se produz conhecimento científico de qualidade. Precisamos encontrar mecanismos que consigam tornar esse conhecimento acessível e prático a um número cada vez maior de pessoas”, diz. Para Bechler, esse é um dos desafios da divulgação científica e da DDC. Segundo ele, na palestra, o professor Daniel vai discutir alguns desses mecanismos, “que são importantes não apenas para quem está diretamente envolvido nessa discussão teórica, mas para toda a comunidade universitária, que produz conhecimento científico". O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Revista Ciência Hoje que, em parceria com a DDC, promove exposição temática na Biblioteca Central da UFMG, até o dia 22 de março. "Através das capas das edições da revistas, os visitantes podem acompanhar como se deu o desenvolvimento da divulgação cientifica no país nesse período", destaca Reinaldo Bechler. Universidade Eafit
Embora seja objeto de áreas específicas de pesquisa, a capacidade de tornar o discurso científico compreensível a um público amplo gera discussão que interessa a todos os que fazem ciência, opina Reinaldo Bechler, professor visitante da Faculdade de Educação da UFMG e integrante da DDC.
Fundada em 1960 como Escola de Administração e Finanças (EAF), depois incorporou o Instituto Tecnológico, que ampliou as áreas de atuação da instituição e gerou a sigla Eafit. Atualmente, a Universidade abrange ainda escolas de Administração, Engenharia, Ciências e Humanidades e Direito.