A Editora UFMG acaba de lançar o livro Imaginação da terra – Memória e utopia na moderna canção popular brasileira. Organizada pela professora do Departamento de História Heloisa Maria Murgel Starling e pelo historiador Bruno Viveiros Martins, a publicação trata das memórias das lutas pela terra no país, tal como narradas pelo campo da imaginação cultural brasileira. O livro reúne textos de diversos autores que abordam da capacidade que o cancioneiro popular possui de fundir diferentes horizontes de interpretação e de criar narrativas e alegorias destinadas a opinar sobre a questão agrária no interior da formação social brasileira. Os autores analisam títulos como Contando a própria história, de Ivan Vilela, Canções do exílio, de Paulo César Araújo, e A música que vem da roça, de Paulo Freire. A publicação foi dividida em três partes. A primeira, intitulada Saudades de roça e sertão, indica os diferentes processos de modernização da canção popular e suas origens rurais, com recorte cronológico entre as décadas de 1930 e 1940. Mais adiante, os textos de Canto do povo de um lugar aprofundam “a análise do duplo movimento – modernidade e desterro em uma forma narrativa particular que, acreditamos, acabou por se confirmar como lugar privilegiado dessa memória: o cancioneiro popular”, como explicam os organizadores. Por fim, a terceira parte, Rosto da terra moderna na canção popular, aborda a memória presente nas letras e melodias de vários compositores e intérpretes, que se esforçam para manter as referências dos seus lugares de origem. (Com assessoria de imprensa da Editora UFMG)