Universidade Federal de Minas Gerais

Colóquio na Belas-Artes promove debate interdisciplinar sobre corpo em movimento na arte

terça-feira, 9 de abril de 2013, às 5h55

Movimentos interdisciplinares: Corpo, gesto e cognição é o tema de colóquio que a Escola de Belas-Artes realiza nos dias 12 e 13 de abril (sexta e sábado). O objetivo é abordar de forma interdisciplinar o corpo em movimento na arte.

Dirigido a alunos de graduação e pós-graduação das áreas das áreas da dança, teatro, psicologia, educação física, música, neurociências, letras e comunicação, o evento é promovido pelo Laboratório de Estudos do Corpo, Cognição e Afetividade em Artes Cênicas (LECCAC) e pelo Laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GestoLab).

Segundo os organizadores, o colóquio contará com a presença de pesquisadores de diversas unidades da UFMG, Unincor/BH e PUC-SP. Serão seis espaços temáticos, no formato de mesas-redondas, com apresentação de pesquisas, reflexões e processos de criação, seguidas de debates.

Os laboratórios
O Laboratório de Estudos do Corpo, Cognição e Afetividade em Artes Cênicas (LECCAC), coordenado pela professora Mônica Medeiros Ribeiro, dedica-se a estudos acerca da experiência corporal nas práticas cênicas com o objetivo de fomentar a construção de conhecimento em arte e os processos interdisciplinares de pesquisa. Entre seus objetos de interesse estão a noção de experiência na prática corporal artística; o estudo da cognição, embodied cognition, e do afeto no âmbito das artes cênicas; estudos de processos de criação, processos de treinamento corporal em artes, entre outros.

O Laboratório de Estudos do Gesto e Cognição (GestoLab), coordenado pela professora Ana Cristina C. Pereira, propicia aos seus integrantes condições de vivenciar espaço catalisador do processo de construção de conhecimento na área de arte a partir da experimentação, discussão e reflexão de investigações sobre as relações entre gesto e embodied cognition. O laboratório tem como principais focos estudos históricos do gesto; gesto, linguagem e cognição; linguagem corporal no contexto da educação infantil; papel das metáforas e analogias na construção do gesto artístico de dança, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia do evento. Outras informações pelo telefone 3409-5256, no Centro de Extensão da Escola de Belas-Artes.

Conheça a programação:

12 de abril
9h
Credenciamento

9h30min às 10h
Abertura: professora Ana Cristina C. Pereira e professora Mônica Ribeiro

10h às 11h30
Mesa-redonda – Pesquisa em Artes e Interdisciplinaridade
Mediador: Professor Arnaldo Leite de Alvarenga

Música e movimento – Professor Maurício Loureiro/Ieat e Escola de Música
A partir da hipótese de uma relação entre experiência musical e energia acústica, representações musicais do movimento serão ilustradas com excertos da literatura da música ocidental. Assumindo que o corpo exerce papel central em qualquer atividade musical, tentativas de análises empíricas dos diferentes níveis de acoplamento do corpo com a música serão também discutidas.

Experiências com a Mímica Corporal Dramática para um laboratório de pesquisa prática de atuação – professora Bya Braga/EBA
Como a experiência artística com a arte Mímica Corporal Dramática, criada por Étienne Decroux, pode colaborar para a constituição de uma pesquisa no campo do teatro físico contemporâneo, em especial sobre a atuação? O que trazemos aqui é uma apresentação sobre nossa busca de uma atitude de pesquisa de ator inspirados nestas referências decrouxianas.

14h às 15h30
Mesa-redonda: Cognição e Arte
Mediadora: professora Mônica Ribeiro

Cognição & arte: Diálogos possíveis – professor Antônio Lúcio Teixeira/Medicina
Razão e emoção são tradicionalmente consideradas dimensões distintas da experiência artística. Entretanto, essa distinção é arbitrária. Os processos ditos cognitivos e as reações emocionais emergem de circuitos neurais que se superpõem em larga medida. Reconhecer isso permite ampliar as fronteiras do ensino e da prática da arte.

Cognição imaginativa – professora Lucia Gouvêa Pimentel/EBA
A elaboração e a fruição de produções artísticas dependem da articulação entre a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão. A imaginação tem papel fundamental da concepção cognitiva em arte, porque desenvolve sentidos por meio de metáforas. O tensionamento entre imaginação e imagem pode ser considerado uma operação cognoscível.

Intervalo - 15h30 às 16h

16h às 17h30
Mesa-redonda: Imagens do corpo e processos de criação
Mediador: professor Paulo Baeta

Sobre gestos de imagens: deslocando pensamentos – professora Mônica Toledo/Fafich
O gesto audiovisual de movimentos de câmera, olhares de personagens, opções cênicas e de montagem e tempo de pequenos acontecimentos vem qualificar pensamentos que no corpo geram ações ainda disformes. Narrativas simultâneas e inconclusas, que melhor representam estas performances, serão comentadas em processos da criação videográfica da pesquisadora.

Movimento e criação em arte – professora Gabriela Christófaro
A arte gera ensino de arte? Essa pergunta orienta uma reflexão sobre o processo de criação na prática docente em dança. Considerando a arte como uma área de conhecimento e a criação como um elemento estruturante para o artista, o que indica que um processo de criação possa ser considerado como uma experiência de conhecimento?

13 de abril
9h30 às 11h30
Mesa-redonda: Gesto, metáfora e cognição
Mediadora: professora Ana Cristina C. Pereira

Referência e língua de sinais – professora Maria Luiza Cunha Lima/Letras
Neste trabalho vamos discutir como as línguas de sinais usam o espaço ao
redor do corpo para fazer referência a entidades do mundo. Em especial,
mostraremos como a língua de sinais brasileira (Libras) realiza a
introdução e retomada de referentes definidos fortes e fracos. Discutiremos
como o estudo de uma língua de sinais pode iluminar os processos de
referência.

A metáfora corporificada e sua função para o jogo de linguagem, ‘duelo verbal’, no Hip Hop – professora Ulrike Schröder/Letras
Introdução à Teoria Cognitiva da Metáfora segundo Lakoff e Johnson (1980/2003), com apresentação de estudo comparativo sobre uma metáfora central do gênero musical rap: a vida (do mc) é guerra. Mostraremos quais as funções comunicativas que esta metáfora assume em dependência do seu local cultural.

14h às 15h30

Palestra: O corpo e a cognição nas artes do Japão – professora Christine Greiner /PUC-SP
A concepção de corpo no Japão sempre foi mestiça, nascendo de uma combinação muito particular entre a medicina chinesa e o budismo Mahayana. Quando se fala nas artes do Japão, não é diferente. Há uma multiplicidade de corpos e hibridismos entre Oriente e Ocidente que transitam das delicadas gueixas aos lutadores de caratê, dos atores (onnagata) do kabuki aos dançarinos de butô, das bonecas sexuais aos personagens de animê e mangá. O objetivo da palestra é apresentar algumas dessas singularidades sem reduzi-las à análise de gestos padronizados, mas tendo em vista enfatizar alguns modos de percepção que partem de formulações distintas da cultura centro-europeia, fortemente impregnada pela teologia cristã, por alguns estereótipos da natureza humana (o bom selvagem, a tábula rasa e o fantasma na máquina) e pela dualidade entre biologia e cultura.

Intervalo: 15h30 às 16h

16h às 17h30

Mesa-redonda: Psicomotricidade e o Movimento Dançado
Mediador: professora Gabriela Christófaro

O movimento dançado – Rodrigo Otávio Dias Araújo/médico do Hospital São Francisco e Minas Tênis Clube
Conceituar cinemática, cinética e o corpo do indivíduo que dança, passeando pela epidemiologia das lesões específicas do artista. Ilustrar através de casos clínicos a prática da dança e sua (in)salubridade, a repercussão no binômio saúde-doença.

Psicomotricidade na dança – professor Amadeu Roselli-Cruz
Do recém-nascido à bailarina que dança, há uma progressão das atividades reflexas para aquelas aprendidas, ensaiadas, afetiva e cognitivamente sentidas e elaboradas. O primeiro passo de uma criança tem a excitação do primeiro voo do pássaro que se joga do alto do rochedo. Seus reflexos cuidam do resto até pousar abaixo. Até o voo da bailarina no palco, o sistema nervoso amadureceu e o afeto e a cognição ganharam importância. Pode-se começar e terminar o voo com afeto, desejo e precisão.

18h – Encerramento

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente