O projeto Música e Poesia abriga nesta quarta-feira, 13, a partir das 20h30, o espetáculo teatral A menina sem imaginação, criado pelo Grupo Nômades de Preto. A apresentação, gratuita, acontece no hall do segundo andar do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia, Praça da Estação).
A peça é inspirada na obra infanto-juvenil O menino sem imaginação, do escritor carioca Carlos Eduardo Novaes. A encenação traz a personagem Tavinha, que desafiada pela professora a exercitar a imaginação se vê diante de um obstáculo, já que a personagem só consegue associar seus pensamentos às representações reproduzidas pela televisão. Com uma abordagem didática, a peça discute os excessos dos conteúdos televisivos no cotidiano dos jovens e a limitação da capacidade crítica e do potencial criativo das pessoas.
O grupo Nômades de Preto é composto por alunos da Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho, localizado no bairro Nazaré. Criado em 2012, a companhia realiza experiências de criação coletiva a partir de obras literárias. A professora de Língua Portuguesa da escola, Josiane Souza, é a responsável pela coordenação e direção do espetáculo.
O projeto
Música e Poesia é uma parceria entre o Centro Cultural UFMG e a Faculdade de Letras. Voltado para a comunidade, o projeto reúne estudantes de diferentes cursos que colaboram para que o centro se consolide como um espaço de acolhimento a manifestações artísticas, promovendo a disseminação da cultura e das artes na cidade ao propiciar a divulgação de trabalhos diversos.
Mais informações estão disponíveis através do endereço eletrônico comunica@centrocultural.ufmg.br ou pelo site do Centro Cultural UFMG.
(Com Assessoria de Imprensa do Centro Cultural)