Universidade Federal de Minas Gerais

Metodologia da UFMG que favorece análise ampliada de avaliações de disciplinas será apresentada em seminário do Inep

quarta-feira, 27 de novembro de 2013, às 5h51

A Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG apresenta nesta quarta-feira, 27, metodologia que permite análise ampliada e comparada do questionário de avaliação de disciplinas recém-cursadas preenchido por alunos de graduação.

A atividade é um dos destaques da programação de encerramento da série de seminários regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), com apoio da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave)

“O resultado dos questionários pode ser utilizado como importante instrumento para a análise da qualidade do ensino”, afirma a diretora de Avaliação Institucional, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, responsável pelo desenvolvimento da metodologia ao lado do vice-diretor, professor Paulo Modenesi. Leia mais sobre o assunto na edição 1845 do Boletim UFMG.

O seminário começa às 8h30, no auditório da Reitoria, e inclui apresentação de trabalhos, de pôsteres e do novo instrumento de avaliação proposto pelo Inep.

O Sinaes está completando 10 anos de existência e seus impactos sobre o ensino universitário e desafios a enfrentar nos próximos anos motivaram a realização dos seminários regionais em todas as regiões brasileiras.

Segundo a organização, entre os objetivos da série estão o de proporcionar ambiente de diálogo sobre as expectativas do Inep, Conaes e CPA em relação ao Sinaes, analisar o processo de autoavaliação institucional e promover sua qualidade por meio da publicação de trabalhos de reconhecido mérito.