Universidade Federal de Minas Gerais

Tarifa Zero BH/Facebook
1466281_630375810357666_215518766_n.jpg
Movimento Tarifa Zero reivindica transporte gratuito para a população de BH

'Tarifa zero' no transporte público será discutida nesta quarta pelo programa Dois Pontos, da TV UFMG

quarta-feira, 16 de abril de 2014, às 5h17

O programa Dois Pontos, da TV UFMG, aborda nesta quarta-feira, 16, as tarifas cobradas e a qualidade do transporte público prestado por empresas e governos.

No programa, Júlia Nascimento, economista pela UFMG e integrante do Movimento Tarifa Zero, defende a criação de fundo municipal de mobilidade urbana para subsidiar o transporte para a população de Belo Horizonte. Para os integrantes do movimento, o transporte é um direito social e como tal deve ser financiado não por cobrança individual, mas por recolhimento, a exemplo de outros serviços públicos, como educação e saúde.

Já Ronaldo Guimarães Gouvêa, professor associado da UFMG e especialista em Planejamento de Transportes e Controles Urbanos, analisa a viabilidade da proposta Tarifa Zero e apresentará exemplos de serviços de transporte eficientes e baratos pelo mundo.

Além do preço das passagens, os convidados discutem as motivações políticas, mobilizações sociais e os acertos e erros das administrações brasileiras em relação ao transporte público.

Leia mais sobre a tarifa zero para o transporte público nesta entrevista concedida ao Portal UFMG pelo professor Roberto Mont-Mór, da Face.

O Dois Pontos vai ao ar a partir das 18h30 pela TV UFMG, sintonizada nos canais 12 da Net e 14 da OiTV. O programa também pode ser assistido pelo site da TV UFMG ou na página do Facebook.