Na noite de ontem (terça-feira, 3), a professora Tânia Margarida Lima Costa tomou posse como diretora da Escola da Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap). Em solenidade no auditório Professor Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), a professora apresentou as principais diretrizes de sua gestão, que terá como vice-diretor o professor Márcio Fantini Miranda. No âmbito político, Tânia assegurou a realização de avaliação sobre a Ebap, com prioridade para reflexão sobre o regimento e atribuições dos órgãos colegiados e dos centros. O estabelecimento de uma parceria entre as três instâncias que compõem a unidade – Centro Pedagógico (CP), Colégio Técnico (Coltec) e Teatro Universitário (TU) – com vistas à ampliação da política de permanência e de inclusão dos alunos está entre as prioridades da nova gestão na esfera acadêmica. “Vamos nos pautar na diversidade e na promoção da flexibilização curricular e de metodologias inovadoras”, completou Tânia. Outra meta, segundo a nova diretora, refere-se aos compromissos com a formação de professores para a educação básica e profissional. “Pretendemos fortalecer essa modalidade, visando contribuir para a qualidade do ensino, principalmente o da rede pública” – declarou. A redução da burocracia, a informatização e a melhoria dos processos de comunicação interna foram, por fim, elencados pela diretora como pontos a serem trabalhados na área administrativa. Em discurso, o reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramírez agradeceu aos diretores que deixaram o cargo, Carmem Maria De Caro Martins e Fernando Joaquin Javier Linares, pela condução competente da Ebap nos últimos quatro anos. Jaime destacou como ações acadêmicas imprescindíveis à gestão empossada ontem o estreitamento da relação com os cursos de licenciatura da UFMG e o apoio à criação do Mestrado Profissional em Ensino e Inovação Tecnológica. O reitor ainda se comprometeu a empreender esforços para a melhoria da infraestrutura física das unidades, antes de aconselhar: “Ouçam os alunos e ex-alunos; os servidores técnico-administrativos; os pais e cuidadores das crianças e adolescentes. Pois a qualidade das ações a serem implementadas depende da diversidade das ideias que as fundamentam”. Trajetórias Márcio Fantini possui bacharelado em Física pela UFMG, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG e pós-doutorado pela University of California (EUA). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos.
Tânia Margarida é graduada em Matemática, tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de matemática.