Foca Lisboa/UFMG A entrega ocorrerá a partir de 19h, durante a cerimônia de abertura da 34ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que segue até quinta-feira, dia 31, em Brasília. Virgilio se junta a um seleto grupo de pesquisadores de ponta agraciados com o prêmio, como Roberto Ierusalimschy, Marco Antônio Casanova e Carlos José Pereira de Lucena (PUC-RJ); Nivio Ziviani (UFMG); Siang Wun Song (USP e Universidade Federal do ABC); Nelson Maculan Filho e Jayme Luiz Szwarcfiter (UFRJ); Imre Simon (USP); Claudio Leonardo Lucchesi (Unicamp). Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, Virgilio Almeida tem mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (1987). Professor titular do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, integra a Academia Brasileira de Ciências e a Academy of Science for the Developing World (TWAS). Seu campo de pesquisa está concentrado em áreas como sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação. Na UFMG, ele coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), maior rede brasileira de pesquisa acadêmica sobre a internet. Política de informática
Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da área de computação no país, o professor Virgilio Almeida [foto], da UFMG, recebe nesta segunda-feira, dia 28, o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Desde 2011, o professor do DCC é secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, órgão responsável pela formulação de políticas de tecnologia da informação e comunicação para o país. Como titular do cargo, Virgilio responde ainda pela liderança do Comitê Gestor da Internet do Brasil e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Ele foi o principal coordenador da Conferência Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, realizada em São Paulo, em abril deste ano.