O Conservatório UFMG, uma das sedes do II Festival Internacional de Música – Percussão Contemporânea, recebe nesta noite (quinta, 28, às 20h) Shawn Mativetsky (Canadá) e o grupo Hands On’Semble (EUA). O espetáculo integra também a série Conexões Musicais.
Discípulo do lendário Pandit Sharda Sahai, Shawn Mativetsky toca tabla e promove o instrumento e a música clássica do Norte da Índia por meio de palestras, workshops e performances em todo o Canadá e em outros países. Atualmente, Shawn é professor de tabla e percussão na McGill University em Montreal. Em 2007, lançou o CD solo Payton MacDonald: works for tabla e, em 2011, Cycles, com composições canadenses para tabla. Há três anos, Shawn Mativetsky é anfitrião de um festival anual de tabla na universidade.
Hands On’Semble
O Hands On’Semble se dedica à arte de percussão com as mãos. Foi criado pelo renomado percussionista e compositor John Bergamo, e hoje é formado por Randy Gloss, Austin Wrinkle e Andrew Grueschow. Criado em 1997 e sediado no Instituto de Artes da Califórnia, o grupo desenvolve repertório de composições originais, misturando conceitos, ritmos e técnicas da Índia, Oriente Médio, África Ocidental, Indonésia, América do Sul e da música de câmara ocidental.
O espetáculo tem ingressos a R$10 e R$5 (meia-entrada). O Conservatório UFMG está localizado na Av. Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações pelo telefone 3409-8300 e no site do festival. Leia mais sobre o evento em matéria publicada no Boletim UFMG desta semana.
(Com assessoria de imprensa do Conservatório UFMG)