Universidade Federal de Minas Gerais

Seminário de Diamantina é destaque do Boletim que circula nesta semana

segunda-feira, 8 de setembro de 2014, às 9h12

Boletim%201875%20capa.jpg A 16ª edição do Seminário sobre a Economia Mineira, que será realizada de 15 a 20 de setembro, em Diamantina, reunirá cerca de 700 pesquisadores para discutir temas relevantes da história do Brasil, como os 50 anos do golpe militar, os 30 anos da Campanha das Diretas Já e as duas décadas do Plano Real. Segundo o coordenador do Seminário, professor João Antonio de Paula, o objetivo é transformar datas como essas em momentos de reflexão, balanço e revisão crítica.

O seminário é tema da reportagem principal e de artigo do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Hugo da Gama Cerqueira, publicados no número 1875 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Confira o conteúdo da edição em sua versão digital.


Ainda mais inclusiva
De volta ao campus Pampulha, Mostra das Profissões se prepara para acolher pessoas com deficiência e fará cadastramento detalhado de visitantes.

De Aleijadinho às Diretas
Em sua 16ª edição, Seminário de Diamantina discutirá fatos, personalidades e movimentos que marcaram a história do Brasil e do mundo.

Em busca da verdade
UFMG vai colaborar com a comissão instalada em Minas para esclarecer violações de direitos humanos durante períodos autoritários.

Ambiente de integração
CEU pretende se transformar em espaço de convívio da comunidade universitária e ampliar oferta de programas de saúde e lazer.

Acontece
Esta é a última semana das sessões gratuitas de astronomia no Espaço do Conhecimento UFMG comandadas pelo astrônomo amador Cristóvão Jacques. Em encontros diários, ele aborda o movimento da Terra em torno do Sol e a aplicação dos sistemas de coordenadas na localização dos astros.

Opinião

Sobre o Seminário de Diamantina
Em artigo, o professor Hugo da Gama Cerqueira analisa a trajetória bem-sucedida do Seminário sobre a Economia Mineira.