Acervo pessoal/Raphael Ottoni |
Grupo de mestrandos em Ciência da Computação venceu maratona de programação realizada neste mês em São Paulo. A equipe formada por Geraldo Franciscani Jr., João Paulo Pesce, Raphael Ottoni e Vinicius Zambaldi conquistou o primeiro lugar da Hackathon Itaú, competição promovida pelo banco para descobrir novos talentos. A iniciativa desafiou estudantes de programação, design e outras áreas relacionadas ao desenvolvimento de software a apresentarem projetos inovadores e aplicáveis ligados ao tema Banco Digital. Oitenta e nove equipes de todo o Brasil submeteram propostas, mas apenas seis foram selecionadas para disputar a maratona. O time da UFMG apresentou o projeto Conta Inteligente, aplicação web que analisava a movimentação da conta e orientava o usuário na administração de seu dinheiro, além de indicar ao banco os programas mais recomendados para aquele cliente. Outro diferencial da proposta é o seu design, que abandona as velhas planilhas de gastos e oferecia ao correntista um extrato bancário mais visual e claro. A funcionalidade e criatividade do projeto chamaram a atenção dos jurados e garantiram ao grupo o primeiro lugar na disputa. Os vencedores foram premiados com cheque de R$10 mil e duas viagens para conhecerem o Itaú Datacenter e participarem de evento com líderes em tecnologia do Brasil. O segundo e o terceiro lugares ficaram com as equipes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Unicamp, respectivamente, que também receberam prêmios em dinheiro e viagens. Critérios Mais informações sobre o Hackaton Itaú podem ser obtidas no site da maratona.
Isolados em um hostel, os grupos selecionados tiveram 36 horas ininterruptas para desenvolverem seus projetos. Ao fim, todos os produtos foram submetidos à comissão julgadora, formada por diretores do banco e especialistas em programação, que avaliaram as ideias quanto à aderência ao tema, inovação, foco no cliente, relevância, cool-effect (se é uma proposta, que cria um novo tipo de relação com o banco) e qualidade.