Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa/UFMG
geraes%20big%20band.JPG
Geraes Big Band é uma das atrações da programação

Concertos dão início a programação que celebra 90 anos da Escola de Música e do Conservatório UFMG

segunda-feira, 27 de abril de 2015, às 13h20

Serão abertos amanhã (terça, 28), às 17h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, os Concertos Comemorativos dos 90 anos da Escola de Música e do Conservatório UFMG, com apresentações da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, da Gerais Big Band, do Coro Infantojuvenil Música para Todos e do Coro de Câmara da Escola. A cerimônia dá início à programação gratuita que se estende até o final deste ano. O evento terá a presença do reitor Jaime Ramírez.

Na quarta-feira, 29, às 18h30, alunos e professores farão homenagem à instituição com o concerto Jovens compositores da Escola de Música da UFMG. A apresentação, com entrada gratuita, será no auditório Fernando Mello Vianna, da Escola.

O auditório do Conservatório UFMG vai abrigar, na quinta-feira, 30, a partir das 20h, uma homenagem à fundação do Conservatório Mineiro de Música, que iniciou suas atividades em 1925, em um casarão no Parque Municipal de Belo Horizonte. Um ano após sua fundação, foi inaugurado o prédio na Avenida Afonso Pena, 1.534, especialmente construído para abrigar o Conservatório.

Serão apresentadas obras que remetem à história da instituição, de compositores e professores que marcaram as primeiras décadas do Conservatório. Uma delas é um minueto orquestral de autoria do maestro Francisco Nunes, fundador e primeiro diretor. Outra é uma ária da ópera Tiradentes, de Manuel Joaquim de Macedo, por sua relação com a temática das telas dos pintores Antônio e Dakir Parreiras que ornam a sala de concertos do Conservatório. Outro homenageado será Flausino Vale, violinista autodidata, que atuou em orquestras que animavam os filmes mudos da época e cuja obra chamou a atenção de Heitor Villa-Lobos e de violinistas de todo o mundo. Sua principal obra foi os 26 Prelúdios característicos para violino solo, dos quais cinco serão apresentadas neste concerto.

A prática de saraus era bastante difundida nas residências da alta sociedade de Belo Horizonte nas décadas de 20 e 30. Como reflexo desse costume, foi grande a atenção dos compositores do Conservatório na produção de canções para canto e piano e para grupos corais. Neste concerto serão ouvidas algumas dessas obras compostas por Carmen Sylvia Vieira de Vasconcellos, Luís Melgaço e Pedro de Castro. Será executada ainda uma obra religiosa, o moteto Veni creator spiritus, de Hostílio Soares, também ex-professor do Conservatório.

Todos os concertos têm entrada gratuita. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3409-4700 (Escola de Música) e 3409-8300 (Conservatório)

Circulação democrática
A programação comemorativa inclui ainda dez concertos, entre eles flash mobs de grupos instrumentais e apresentações operísticas, com homenagens a compositores, professores, alunos e técnicos que fazem parte da história da Escola de Música da UFMG.

O objetivo da programação é estreitar os laços da Escola de Música com a sociedade e promover a circulação cada vez mais ampla e democrática da produção artística e cultural. Haverá seminários de educação musical e musicoterapia, exposições dos acervos do compositor, musicólogo e professor Hans-Joachim Koellreutter e do compositor, regente e professor Arthur Bosmans. Ambos são parte da história da Escola de Música.

A série de apresentações comemorativas marca as nove décadas de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil, com atuação na área cultural de Minas e do país. Desde 28 de abril de 1925, a Escola de Música da UFMG é responsável pela formação de importantes artistas que atuaram e atuam em salas de concertos do país e do exterior, professores de música e musicoterapeutas. Atualmente, a Escola de Música possui 532 alunos de graduação, 41 estudantes no mestrado, 32 no doutorado, 213 nos cursos de extensão e 804 no Centro de Musicalização Integrada (CMI).

A instituição mantém grupos musicais permanentes, que realizam apresentações dentro e fora da Escola. O objetivo dos grupos é apoiar as atividades didáticas de formação e aperfeiçoamento profissional dos alunos. São eles: Orquestra Sinfônica, Coro de Câmara, Ars Nova – Coral da UFMG, Gerais Big Band, Grupo de Percussão, Coral de Trombones, Corais do Curso de Extensão em Música e grupos do Centro de Musicalização Integrada, que inclui crianças, adolescentes e adultos.

Conheça os grupos que participarão da cerimônia de abertura no dia 28 de abril.

Geraes Big Band
Criado em 1992, o grupo tem relevante papel na formação dos alunos da Escola de Música da UFMG e desenvolve rotinas que aproximam a vida acadêmica da vida profissional, além de ser um ambiente para pesquisa em arranjo, orquestração e composição na área de música popular.

Atualmente a Big Band é coordenada pelos professores Cleber Alves e Pablo Camisão Melo de Souza. Em 2014, foi iniciada programação de residência artística da qual já participaram os compositores e arranjadores Eduardo Neves, no primeiro semestre, e Nivaldo Ornelas, no segundo semestre deste ano. A residência promove uma semana de trabalho com o artista convidado, gerando três ensaios, um workshop e dois concertos, um deles na Escola e o outro em fora da instituição.

A partir da residência artística está sendo criado acervo de partituras de compositores e arranjadores brasileiros especializados na área, que futuramente poderão ser editadas para uso geral. Em junho de 2015, a Geraes Big Band receberá o compositor e arranjador Vittor Santos.

Orquestra Sinfônica da Escola de Música
Coordenada pelo maestro Lincoln Andrade, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música é o grupo estável de maior tradição no cenário acadêmico e cultural de Minas Gerais. Fundada em 1972, a formação é referência para alunos e público em geral, formada por músicos profissionais e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG.

Coro de Câmara
O Coro de Câmara foi formado em 1985. Suas atividades são instrumento de trabalho em arte coral, com fomento e execução de ações culturais e pedagógicas. O Coro já foi regido pelos maestros Angela Pinto Coelho, Lincoln Andrade, Charles Roussin, Ricardo Wilson Rocha e Eliane Fajioli Lara. Atualmente, o Coro de Câmara está sob regência de Iara Fricke Matte. É composto de alunos da Escola de Música e conta esporadicamente com estudantes de outras unidades da UFMG. O grupo é um importante veículo de divulgação da arte musical brasileira e internacional, com apresentações em festivais, comemorações oficiais e eventos culturais. Seu repertório é amplo e diverso, com obras que pedem do canto a capela até acompanhamento de orquestra.

Coro Infantojuvenil Música para Todos
O coral foi criado em 2001, no Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG (CMI), e integra o projeto de extensão de mesmo nome. Com mais de 70 crianças e adolescentes, o Coro é oferecido gratuitamente à comunidade de Belo Horizonte e de cidades vizinhas. Atualmente, o coro é regido pelo maestro Marcelo Minal, com apoio da pianista Dalila Mayara como correpetidora e da maestrina Lara Tanaka, orientadora do projeto. O coral Música para Todos se apresenta com frequência em eventos do CMI e da UFMG, com repertório variado.

(Com assessoria de imprensa dos eventos)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente