A coordenadora da Semana e também do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme), professora Maria Stella Brandão, destacou, entre os propósitos principais do evento, a construção de horizontes para o enfrentamento dos “efeitos perversos” decorrentes da privação de liberdade imposta aos usuários de serviços de saúde mental no Brasil. Várias frentes Nesse sentido, ela chamou a atenção para o Conversatório Saúde Mental e Vida na UFMG, atração da programação agendada para o dia 21. “Será um encontro inédito entre várias instâncias da Universidade, em que vamos discutir uma política de saúde mental da e para a UFMG”, informou A solenidade de abertura também contou com a presença da coordenadora municipal de Saúde Mental, Patrícia Carla Gomes, e da representante da Associação dos Usuários de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam), Emília Maria de Oliveira. Antes da abertura oficial, Sandra Goulart Almeida havia inaugurado a mostra de arte Empresta-me teus olhos e a exposição de fotos de Napoleão Xavier, que estão abertas à visitação no saguão da Reitoria. O evento é promovido em parceria entre o Pasme, o Programa Polos de Cidadania, o Conselho Regional de Psicologia, a Pró-reitoria de Extensão e a Asussam-MG. Mais informações na página oficial do evento. Franco Basaglia Fotos: Luíza Ananda/UFMG“Além da pesquisa e da construção do conhecimento, é compromisso da universidade atuar junto à comunidade, com o objetivo de despertar reflexão crítica quanto à cidadania e à saúde mental”, disse a vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida [foto], durante a cerimônia de abertura da 3ª Semana de Saúde Mental, realizada na manhã de hoje, no auditório da Reitoria.
O evento vai reunir, até o dia 22, debates e reflexões com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a reforma psiquiátrica e discutir a relação entre cidadania e saúde mental. As atividades vão ocorrer nos campi Pampulha e Saúde e na Faculdade de Direito.
Como explicou a pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga [foto], a realização da Semana é pautada pela indissociabilidade entre as vertentes de ensino, pesquisa e extensão, que promove “impacto constante e mútuo entre a graduação e os projetos que beneficiam diretamente a sociedade”.
Paralelamente à 3ª Semana, o Departamento de Psicologia da Fafich e a Escola de Enfermagem realizam prévia do Congresso da International School Franca Franco Basaglia, com mesas-redondas, seminários e atividades preparatórias. A segunda edição Congresso, que será realizada em 2016, no Brasil, discutirá processos de desinstitucionalização e reunirá especialistas de diversos países, sob coordenação da Rede de Saúde Mental de Trieste (Itália).
A solenidade foi aberta com a performance da atriz Juliana Barreto, do Núcleo Sapos e Afogados