Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos: Foca Lisboa/UFMG
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Coordenadora do NAI, Adriana Valladão, apresenta diagnóstico

UFMG planeja consolidar política institucional de acessibilidade

segunda-feira, 1 de junho de 2015, às 13h38

Rampas muito inclinadas, portas estreitas, escadas sem corrimão, bebedouros e botões de elevadores muito altos são algumas das carências arquitetônicas identificadas na Universidade pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Os dados são parte do diagnóstico apresentado em reunião na manhã desta segunda-feira, 1º, na Sala de Sessões da Reitoria, em que foram discutidas a acessibilidade na UFMG e ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo órgão desde sua criação, em fevereiro deste ano.


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“Estamos realizando o contato direto com servidores e alunos deficientes, a fim de mapear especificidades e prioridades”, disse a coordenadora do Núcleo, professora Adriana Valladão [foto], ao informar sobre o processo de fixação de estratégias por parte do Núcleo.

Levantamento realizado pelo NAI relativo ao contexto de acessibilidade na UFMG revela que entre os estudantes de graduação e pós-graduação foram contabilizados 297 deficientes, o que corresponde a 0,87% do total do corpo discente. Já entre os servidores, 74 pessoas – ou 1,85% do total – possuem algum tipo de deficiência. O relatório classificou servidores e alunos deficientes quanto à unidade acadêmica de lotação e o tipo de deficiência.

Participaram do encontro representantes das pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pós-graduação (PRPG), de Extensão (Proex), de Administração (PRA) e de Recursos Humanos (ProRH), além de representantes da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Segundo Adriana Valladão, que é professora do Departamento de Terapia Ocupacional, a reunião teve o propósito de apresentar propostas de intervenção concebidas pelo NAI “para, juntos, discutirmos uma ordem de prioridade”. Ela ponderou que existem diversas ações espalhadas pela Universidade, que defendem e promovem a acessibilidade. “O NAI trabalha para reunir essas iniciativas relacionadas a uma política institucional bem definida”, disse. Sobre as intervenções físicas, observou: “ao contrário do que era nossa hipótese inicial, a situação arquitetônica não está mais evoluída do que a instrumental, metodológica e pedagógica”.


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A vice-reitora Sandra Regina Goulart [foto] destacou que, embora seja referência quanto ao volume de ações inclusivas em andamento, a UFMG precisa evoluir em temos de institucionalização. “A criação do Núcleo alinha-se com essa necessidade, considerada prioridade desde que assumimos a Reitoria”, disse.

A pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga, enfatizou a necessidade de sensibilizar a comunidade para que se envolva nesse trabalho e de dialogar com atores externos, “como associações de deficientes, uma vez que as demandas da UFMG não estão descoladas do contexto nacional ou mundial”.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, “o trabalho conjunto e a interface entre as instâncias são fundamentais para coordenar a Universidade no enfrentamento a esse desafio”.

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