Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Fafich lança obra sobre usos do livro no século 18; eventos serão nos dias 16 e 18, em Belo Horizonte

sexta-feira, 5 de junho de 2015, às 9h22

O professor Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História da Fafich, lança, em dois eventos neste mês, em Belo Horizonte, a obra Usos do livro no mundo luso-brasileiro sob as Luzes: reformas, censura e contestações (Fino Traço Editora). Villalta concentra seus relatos e análises no período de 1750 a 1808, época do Reformismo Ilustrado Português.

O pesquisador trata dos usos políticos do livro, mas estende sua abordagem como mercadoria, que circulava entre a Europa e o Brasil, e destaca a sua função como fonte de informação – para profissionais como médicos, navegadores e padres – e de entretenimento, especialmente no caso da prosa de ficção. Ele dá ênfase também à questão da censura, que atingia impressão, circulação, posse e leitura.

Usos do livro no mundo luso-brasileiro sob as Luzes, que tem 556 páginas e custa R$ 60 (pré-venda em www.finotracoeditora.com.br), será lançado no dia 16 de junho, terça-feira, às 19h, na livraria Café com Letras (Rua Antonio de Albuquerque, 781). No dia 18, às 19h, no Auditório Sônia Viegas, na Fafich (campus Pampulha), o lançamento será precedido de debate com participação dos professores Adriana Romeiro e João Furtado.

[A data de lançamento na livraria Café com Letras foi informada equivocadamente na edição 1907 (versão impressa) do Boletim UFMG. A matéria está disponível neste link.]