Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG se destaca em rankings que medem desempenho de universidades

terça-feira, 9 de junho de 2015, às 5h55

A UFMG aparece bem colocada em rankings do Brasil e do exterior que avaliam as instituições de ensino superior ao redor do mundo.

No QS World University Rankings by Subject, divulgado em maio passado, a Instituição foi classificada entre as melhores do mundo em 18 das 36 áreas do conhecimento.

Em todos os levantamentos divulgados ao longo do ano de 2014, o posicionamento da Universidade reflete os seus esforços em manter desempenhos homogêneos nas áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação.

“A nossa Universidade não é forte exclusivamente em uma área, é forte em todas”, ressaltou o reitor Jaime Ramírez por ocasião da divulgação, em setembro de 2014, dos resultados do Ranking Universitário Folha (RUF).

No levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, a UFMG aparece como a melhor universidade federal do país, a primeira no indicador “ensino” e a segunda no ranking geral entre as 192 instituições públicas e particulares do país. A avaliação baseou-se em cinco indicadores: pesquisa, inovação, ensino e mercado.

“Hoje, a UFMG se encontra entre as quatro ou cinco primeiras posições em todos os cursos que oferece no país", garante o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, em entrevista concedida à Rádio UFMG Educativa sobre o Ranking da Folha.

Internacionais
Nas avaliações feitas por instituições do exterior, a UFMG também aparece bem posicionada. É o caso do QS World University Rankings by Subject, que em sua quinta edição analisou informações de 3.551 universidades, qualificou 2.186 e ranqueou 894, com base na análise de publicações, citações e reconhecimento da instituição, obtida por meio de questionários aplicados a empregadores e pesquisadores.

O US News, que há mais de 30 anos realiza levantamentos sobre o ensino superior nos Estados Unidos, na edição divulgada no fim de outubro de 2014, atribuiu à UFMG nota 37,5, classificando-a em quarto lugar entre as universidades brasileiras, sexto entre as latino-americanas e na 316ª posição entre as melhores universidades do mundo.

A análise do US News, que pela primeira vez contemplou instituições fora dos Estados Unidos, leva em consideração as reputações global e regional das universidades, publicações de elevado impacto em periódicos, total de citações, colaboração internacional e número de doutores premiados.

No segundo semestre, a tradicional Quacquarelli Symonds (QS) publicou um ranking global, em que a UFMG aparece na faixa 451-460 das melhores universidades do mundo na edição 2014/2015, avançando três “degraus” em relação à posição que ocupou no levantamento anterior, quando figurou no grupo 481-490. Oitocentas instituições foram avaliadas em todo o mundo.

A produção científica da UFMG a credenciou ocupar uma posição entre as 400 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês), divulgado em agosto pela Jiao Tong University de Xangai, China.

Leia mais:
UFMG figura entre as melhores universidades do mundo em metade das áreas avaliadas pelo QS ranking

UFMG tem o melhor ensino do país, segundo ranking da Folha

UFMG é a sexta melhor universidade latino-americana, segundo ranking dos Estados Unidos

Ranking chinês inclui UFMG entre as 400 universidades de classe mundial

UFMG sobe de nível em ranking das melhores universidades do mundo