Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisa mostra que 75% dos partos em maternidades privadas de Belo Horizonte ocorreram por cesariana

quarta-feira, 22 de julho de 2015, às 5h52

Pesquisa realizada em Belo Horizonte constatou que cerca de 45% dos partos realizados de novembro de 2011 a março de 2013 ocorreram por cesárea, percentual muito superior aos 15% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Grandes diferenças no tipo de parto foram observadas entre os setores público e privado. Enquanto nas maternidades públicas 70% dos partos foram normais, nas instituições privadas 75% ocorreram por cesariana.

O mais preocupante é que, para quase metade das mulheres pesquisadas, essa escolha não foi feita no pré-natal, explica a professora Edna Maria Rezende, da Escola de Enfermagem da UFMG, que coordenou o estudo com Eunice Francisca Martins e Kleyde Ventura de Souza, também professoras da Escola.

O estudo Nascer em Belo Horizonte: inquérito sobre parto e nascimento, que avaliou 1.088 mulheres puérperas e seus recém-nascidos em 11 maternidades da Capital, seguiu a mesma metodologia utilizada na pesquisa nacional Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abrangeu cerca de 24 mil puérperas em todo o país.

Belo Horizonte, segundo as pesquisadoras, foi a única capital brasileira que conseguiu expandir o projeto para todas as maternidades, além daquelas incluídas na amostra nacional.

Cesariana desnecessária
De acordo com Edna Rezende, o estudo teve como objetivo analisar as condições de parto e nascimento em maternidades públicas e privadas de Belo Horizonte e conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos adversos decorrentes da cesariana desnecessária. “Também procuramos descrever as complicações imediatas, por tipo de parto, para as puérperas e para os recém-nascidos”, acrescenta.

Sobre as vantagens do parto normal em relação às cesarianas, as professoras afirmam que o parto natural é procedimento menos traumático, com recuperação mais rápida, além de haver participação ativa da mulher durante o processo.

“No parto normal há menos complicações como hemorragias e infecções. Ele ainda facilita o autocuidado e o cuidado da criança no pós-parto, a alta hospitalar precoce e demanda menor custo financeiro para o sistema de saúde”, enumera Edna Rezende. Para o recém-nascido, reduz o risco de prematuridade decorrente da cesariana, facilita a amamentação precoce e diminui o risco de infecções e outros desfechos desfavoráveis.

Segundo as pesquisadoras, o modelo assistencial vigente – com uso excessivo de intervenções não recomendadas de rotina, que resultam em processo de parto medicalizado – “possivelmente tem contribuído para as altas taxas de cesárea no Brasil e em Belo Horizonte”. Nesse modelo,“a gestante geralmente não tem seus direitos respeitados e fica exposta a riscos desnecessários”, destacam.

Nas maternidades privadas, 41% das mulheres ouvidas tinham curso superior, 74% tinham trabalho remunerado, 59% pertenciam às classes econômicas A ou B, e 9% procuraram atendimento em outra instituição antes de serem internadas para a assistência ao parto. Nas maternidades públicas, esses números caíram respectivamente para 6%, 44%, 15% e 29%.

Também participaram da pesquisa a pediatra Sônia Lansky, da Secretaria Municipal de Saúde, o estatístico e professor da UNI-BH Braulio Roberto Gonçalves Marinho Couto, Deise Campos, da Fhemig, enfermeiros e alunos do curso de Enfermagem da UFMG.

As pesquisadoras apresentaram a cada maternidade os resultados do estudo.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente