Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos de Foca Lisboa/UFMG
mesa%20letramento.jpg
A pró-reitora Adelina Reis (ao microfone) abriu o colóquio sobre letramentos acadêmicos, ao lado de Miriam Jorge (primeira a partir da esquerda), Juliane Corrêa, Graciela Ravetti e Sergio Cirino

Escrita acadêmica deve ser aperfeiçoada em tempos de colaboração internacional, defendem pesquisadores em encontro na FaE

quarta-feira, 2 de setembro de 2015, às 17h24

Uma ótima oportunidade para começar a construir uma agenda positiva para discussão da leitura e da escrita na academia, em tempos de intensa colaboração e circulação internacional. Assim o professor Sergio Dias Cirino, diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG, definiu o 1º Colóquio Internacional de Letramentos Acadêmicos, que foi aberto hoje, na Faculdade de Educação (FaE).

Cirino falou depois das boas-vindas apresentadas pela pró-reitora de Pesquisa, Adelina Reis, pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Miriam Jorge, pela diretora da FaE, Juliane Corrêa, e pela diretora da Faculdade de Letras, Graciela Ravetti. O evento reúne pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Argentina.

Da Inglaterra, por meio de videoconferência, o professor Brian Street, emérito do King’s College London e referência internacional nesse campo, defendeu que os estudiosos desafiem a tese dominante de que os estudantes não sabem escrever e que se incrementem iniciativas de apoio ao aperfeiçoamento da leitura e da escrita em contexto educacional, também reconhecendo que há diferentes formas de escrita.

O evento tem transmissão ao vivo, pelo canal da Faculdade de Educação no YouTube.


_MG_9301%20%281%29.jpg
Desenvolver ou reproduzir?
Antes de suas exposições na mesa de abertura do Colóquio, os dois convidados estrangeiros comentaram suas abordagens. A professora Ana Robinson-Pant [foto], da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, considera que é necessário questionar em que tipo de mudança se está investindo, quando se trata de letramentos acadêmicos.

“Talvez a preocupação venha recaindo sobre questões no nível micro, quando seria mais importante fazer mudanças maiores, estruturais. Por exemplo, uma iniciativa de auxílio à publicação por parte de pesquisadores africanos deve ajudá-los a desenvolver sua própria forma de escrita e não estimulá-los a reproduzir o modelo que predomina nos países desenvolvidos”, afirmou Ana Robinson-Pant, que dirige o Centro para Pesquisa Aplicada em Educação da Universidade de East Anglia.


_MG_9313.jpg
David Bloome [foto], professor de Ensino e Aprendizagem na Universidade de Ohio State, nos Estados Unidos, pesquisa escrita argumentativa e desenvolve há cinco anos projeto relacionado a ensino e aprendizagem nas high schools (escolas de ensino médio) americanas. Em sua participação no evento, ele abordou a conexão entre esse processo e as noções de lógica e razoabilidade e a forma como aparece nas escolas a compreensão do que é ser humano.”Os estudantes não aprendem a definição de ser humano de maneira uniforme, constatamos que varia muito essa definição”, disse Bloome.

Conheça a programação do 1º Colóquio de Letramentos Acadêmicos. Saiba mais no perfil do evento no Facebook.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente