Estão abertas até 25 de março as inscrições para o curso de atualização Experiência Elementar em Psicologia: é possível sustentar a abertura própria da experiência?. O curso, que será ministrado pelo professor Miguel Mahfoud, da Fafich, e palestrantes convidados de instituições como USP e UFBA, será de 31 de março a 30 de junho, com 45 horas-aula. As atividades serão realizadas às quintas-feiras, das 19h às 21h30, e haverá também três sessões aos sábados pela manhã. O termo experiência elementar, criado por Luigi Giussani, designa o ímpeto que está na base de todo gesto ou posicionamento humano e por meio do qual a pessoa pode reconhecer suas exigências fundamentais (de felicidade e de justiça, por exemplo) e também evidências fundamentais, como a da própria existência e a de uma realidade que a transcende. Essa experiência fornece critérios para se chegar a juízos pessoais sobre a correspondência entre o que o sujeito encontra no mundo e na história e os seus anseios. Quanto ao tema do curso de atualização, o professor Miguel Mahfoud esclarece que, quando a pessoa encontra o real, uma novidade pode despertar um interesse, uma abertura ao real e a si mesma. “No entanto, simplesmente voltar-se para o objeto ou para si mesma não dá continuidade à experiência: buscar multiplicar e variar as ocasiões frequentemente gera inquietação, na vivência pessoal e nas atividades culturais. A pessoa vive na dialética entre o real e o dinamismo pessoal. Isso explica a pergunta que dá nome ao curso: seria, então, possível sustentar a abertura própria da experiência?”. As inscrições para o curso de atualização devem ser feitas no site de cursos e eventos da UFMG. Mais informações podem ser obtidas no site do grupo Experiência Elementar em Psicologia e pelo e-mail experienciaelementar@fafich.ufmg.br.
Os candidatos devem ter sido aprovados no curso Introdução à Experiência Elementar: implicações para a psicologia (haverá nova edição de 29 de fevereiro a 5 de março, e as inscrições estão abertas) ou na disciplina Experiência Elementar I.