Fotos: Foca Lisboa / UFMG |
Uma conferência e duas palestras abriram, na tarde desta quarta-feira, 14, as comemorações dos 40 anos de fundação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI). A coordenadora do Colegiado do Programa, professora Alcenir Soares dos Reis, descreveu a trajetória do PPGCI e destacou os desafios que se apresentam para o futuro. “A pós-graduação é também o nosso lugar primordial de diálogo nos cenários nacional e internacional. É por meio dela que a ECI contribui para a Ciência da Informação no país e no mundo”, disse, lembrando que esse campo do conhecimento se viu convocado “a formar novos modelos conceituais, com mais elementos e maior complexidade”. Neste ano, o Programa, nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), adotou a área de concentração Informação, mediações e cultura. A iniciativa teve o objetivo de incluir pesquisas de docentes dos cursos de museologia e arquivologia, ampliando, assim, o campo de investigação originalmente focado na área de biblioteconomia. “Somos um programa de pós-graduação em ciência da informação e em biblioteconomia, arquivologia, museologia, tecnologia da informação, gestão da informação, organização do conhecimento, cultura, memória e patrimônio, informação científica e tecnológica”, enumerou. Carlos Alberto Ávila Araújo também traçou um breve histórico da Escola, que teve origem com a criação do curso de Biblioteconomia, em 1950. O pró-reitor adjunto de pós-graduação, Humberto Stumpf, abriu a solenidade destacando a importância do Programa para a ECI e para a UFMG, e lembrou que o momento é efervescente, “com muitas comemorações, no âmbito das festividades pelos 90 anos da UFMG, que tiveram início no último dia 8 e prosseguem até 7 de setembro de 2017”. Após a conferência da professora Alcenir Soares dos Reis, os professores João Antonio de Paula, do Departamento de Ciências Econômicas, e Regina Helena Alves da Silva, do Departamento de História, falaram sobre o cenário da pós-graduação no Brasil, em especial nas áreas de ciências humanas e sociais. “O momento é de festa e de análise, reflexão e crítica. Optamos por recuperar, de forma ampla, um pouco da memória do PPGCI e colocar em pauta a dimensão de criação e de exigências, que cada vez mais se torna presente, no âmbito da pós-graduação em Ciência da Informação e em caráter mais amplo para as universidades públicas”, disse a professora.
O diretor Carlos Alberto Ávila Araújo destacou que o Programa incrementa e orienta as pesquisas, as graduações e a formação de recursos humanos oferecidos pela Escola de Ciência da Informação (ECI).