Como participar

Encontram-se previstas três formas para a participação dos membros da Comunidade Universitária no processo de elaboração do PDI 2018-2023:

1. Contribuições individuais. Cada membro da Comunidade Universitária é convidado a fazer a leitura dos documentos preliminares, podendo enviar sua opinião, crítica ou sugestão para o e-mail: pdi2018-2023@ufmg.br.

Estimula-se fortemente que, além de contribuições de caráter estritamente individual, também sejam feitas discussões coletivas pelos grupos dos mais diversos recortes que compõem nossa comunidade, assim viabilizando que toda a diversidade de sujeitos, de culturas, de pontos de vista e de opiniões presentes na UFMG se faça representar no texto do PDI.

2. Discussão nas Unidades Acadêmicas. Cada Unidade deverá encaminhar uma discussão interna sobre o PDI da UFMG, de forma a contribuir com a presença de sua perspectiva na formulação do documento final. É recomendável que a estrutura formal pela qual se organiza a UFMG, incluindo cursos, departamentos, Congregações, seja mobilizada na discussão. Espera-se assim garantir que o PDI venha a contemplar toda a diversidade de áreas abrigadas na UFMG.

3. Audiências Públicas. Nessas audiências, a Comissão de Sistematização do PDI, indicada pelo CEPE, irá debater com a comunidade as bases conceituais subjacentes ao texto e acolher as sugestões da comunidade. Espera-se, nessas audiências, a coleta de subsídios inclusive para a seleção de um conjunto coerente de ações a serem indicadas como prioritárias para os próximos cinco anos.

Após o recebimento de contribuições por esses três canais, a Comissão de Sistematização irá preparar o texto final do PDI, a ser encaminhado para discussão no CEPE e no Conselho Universitário.