Voltar para o Início Ir para o rodapé

Ecossistema de Inovação

A inovação é um conceito amplamente utilizado para abarcar as complexas interações entre as diversas instituições intervenientes no processo de desenvolvimento científico, inovativo e tecnológico.  As iniciativas de inovação visam a transformação do conhecimento novo produzido no âmbito das instituições de pesquisa científica em tecnologias voltadas diretamente para atividades produtivas e para o enfrentamento de desafios sociais, como instrumentos do processo de desenvolvimento solidário, democrático e sustentável. 

A inovação na UFMG é dimensão transversal que permeia as atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. A Universidade firma um sólido compromisso com a pesquisa tecnológica, com a geração de propriedade intelectual, com a inovação em todas as áreas do conhecimento e com o desenvolvimento de produtos inovadores e sua transferência para a sociedade.

O ecossistema de inovação da UFMG engloba todos os agentes envolvidos nos processos, como centros de pesquisas, parques tecnológicos, empresas spin-offs, incubadoras de empresas e outras iniciativas de empreendedorismo. Saiba mais: 

Centro Institucionais de Pesquisa (CIPq)

Os Centros Institucionais de Pesquisa (CIPq), são caracterizados por possuírem natureza multiusuária e multidisciplinar, com equipamentos e/ou serviços altamente especializados de média e grande complexidade, que sejam tecnicamente compatíveis com padrões internacionais de excelência, política definida de disponibilização de sua infraestrutura e serviços para usuários internos e externos

Para conferir a lista e mais informações sobre os CIPq da UFMG, acesse aqui

Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs)

Os Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) da UFMG são ambientes destinados à promoção da inovação, que agregam capital intelectual e infraestrutura em áreas tecnológicas da Universidade. A missão dos CTs é realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, visando à transferência de resultados para a sociedade, em consonância com a Política de Inovação, as normas estatutárias e regimentais da UFMG e a legislação federal pertinente.

Para mais informações sobre os CTs da UFMG, acesse o site da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). 

CooLabs UFMG

O CooLabs UFMG é um Programa de Cooperativa de Laboratórios da Universidade que reúne laboratórios de diferentes áreas, oferecendo a estrutura e o conhecimento técnico-científico gerados na UFMG. Os serviços do CooLabs incluem, por exemplo, testes para hospitais, para laboratórios externos e para instituições privadas.

Para mais informações, acesse o site do CooLabs UFMG.

Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (AIPq)

As Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (AIPq) são infraestruturas que fornecem materiais e serviços importantes para o desenvolvimento da pesquisa artística, científica e/ou tecnológica. São classificadas em: Gerais, que atendem a quaisquer áreas do conhecimento, e Temáticas, que atendem a áreas específicas do conhecimento.

Para conferir as AIPq disponíveis na UFMG, acesse aqui.

Infraestruturas Institucionais de Pesquisa (I2Pq)

As Infraestruturas Institucionais de Pesquisa (I2Pq) da UFMG referem-se ao conjunto de instalações físicas e condições materiais de apoio utilizados pelos pesquisadores para a realização de pesquisa artística, científica e tecnológica.

As Infraestruturas de Pesquisa da UFMG são categorizadas por Centros Institucionais de Pesquisa (CIPq), Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPq), Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (AIPq), Laboratórios de Grupos e/ou Núcleos de Pesquisa (LGPq) e Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CT). 

Para consultar a lista de Infraestruturas de Pesquisas cadastradas na UFMG e outras informações, clique aqui.

Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) são parte de um programa nacional de fomento à pesquisa que reúne diversas instituições, pesquisadores com formação acadêmica diversificada e infraestrutura de pesquisa de alto nível.

Os INCTs procuram impulsionar e desenvolver a pesquisa científica e tecnológica de ponta no país, em estreita articulação com empresas inovadoras, promovendo o avanço da competência nacional em sua área de atuação.

Para acessar a lista de INCTs sediadas na UFMG, acesse o site da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).

Laboratórios de Grupos e/ou Núcleos de Pesquisa (LGPq)

Os Laboratórios de grupos e/ou núcleos de pesquisa (LGPq) são infraestruturas de pesquisa artística, científica e/ou tecnológica que contenham instrumentos de pesquisa de qualquer natureza, porte e número,  ou que disponibilizem técnicas de qualquer natureza, ou que sejam locais de reuniões e discussões temáticas, coordenados por um ou por conjunto de docentes, podendo ou não apresentar servidores do corpo técnico da UFMG.

Para conferir as LGPq disponíveis na UFMG, acesse aqui.

Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPq)

Os Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPq) são infraestruturas de pesquisa artística, científica e/ou tecnológica compartilhadas por duas ou mais Unidades Acadêmicas da UFMG, credenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq). Visam atender, de forma ampla, uma comunidade de usuários, internos e externos à UFMG e dispõem de equipamentos e/ou serviços altamente especializados de média e grande complexidade, tecnicamente compatíveis com padrões internacionais de excelência. Contam necessariamente com apoio de servidores do corpo técnico da UFMG e são financiados pela Administração Central diretamente ou via Unidade Acadêmica/Departamento.

Para conferir as LIPq disponíveis na UFMG, acesse aqui.

Parque Tecnológico (BH-TEC)

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) é um condomínio de empresas e de centros de pesquisa e desenvolvimento que investigam e produzem novas tecnologias. Planejado por um grupo de acadêmicos da UFMG e construído na primeira década dos anos 2000, o BH-TEC conecta o conhecimento científico gerado na Universidade e a sua aplicação produtiva pelo setor empresarial, visando a expansão da economia regional baseada em conhecimento.

O Parque Tecnológico está localizado próximo ao campus Pampulha, em Belo Horizonte. Para mais informações, acesse o site do BH-TEC.

Unidades Embrapii

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRA-PII) conecta o conhecimento científico de sua Rede de Unidades com a indústria por meio de um modelo ágil, flexível, de baixa burocracia, com investimento de recursos não reembolsáveis.

Na UFMG, estão localizadas três unidades da Rede EMBRAPII, que atuam em áreas distintas de competência tecnológica e estão alinhadas com a política de pesquisa e inovação da Universidade. Conheça o CTNano-UFMG, o DCC-UFMG e a FarmaVax.