Tags: | | | | | |

Emancipação é destaque na abertura do 8º Encontro de Comunicadores

Por Polo Jequitinhonha em


Evento acontece até domingo, dia 3 de fevereiro, em Almenara (MG)

“Com a força da juventude, nós podemos construir um caminho diferente e quebrar os estigmas que cercam o povo do Vale do Jequitinhonha”. Assim teve início a oitava edição do Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha (ECVJ), com a fala do prefeito de Almenara (MG), Ademir Gobira. A solenidade de abertura, que aconteceu na noite de ontem (31), também contou com a presença da Diretora do Departamento de Cultura do município, Alba Dutra, do Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Almenara, Marcos Danilo, da representante do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, Laura Pimenta, do integrante da Comissão Gestora do ECVJ, William Nascimento, e do diretor Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Joan Brálio Mendes.

A cidade, que cedia o Encontro pela primeira vez, é uma das pioneiras em ações de comunicação comunitária da região. “Nós sonhamos que os jovens de Almenara tivessem a oportunidade de integrar este movimento, de comunicadores do Vale, e esse evento é a materialização deste sonho”, afirmou Alba Dutra.

Com mais de 200 inscritos, vindos de vinte municípios de Minas Gerais, a edição marca a consolidação do ECVJ enquanto um importante formador de comunicadores de todo o estado. Ademir Gobira destacou o 8º ECVJ como um momento importante para reforçar a identidade do povo do Vale do Jequitinhonha. “Nós, do Vale, fomos esquecidos por séculos, mas eventos como este lembram a força e a capacidade que temos de nos organizarmos”, completou.

“Desejo que essa palavra, emancipação, perpasse todas as nossas discussões: das pessoas, das ideias e da cultura”, destacou Laura Pimenta, em referência ao tema deste ano, propondo discutir a comunicação como ato emancipatório. Sinônimo de liberdade e autonomia, a emancipação se tornou uma das principais marcas do próprio Encontro. Composta por jovens de diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, a Comissão Gestora do ECVJ vem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, e o fato de ter se tornando a principal realizadora do evento é o maior exemplo disso.

William Nascimento, um dos integrantes da Comissão, relembrou o longo caminho que o grupo percorreu em quase uma década de Encontro e dos muitos resultados alcançados. Segundo ele, “fazer comunicação no Vale do Jequitinhonha ainda é um ato de resistência. E trazer mais de 200 pessoas para este evento significa que, sim, continuamos resistindo”.

A solenidade de abertura também contou com a apresentação do Tour Virtual de Almenara, que mostrou ao público imagens das belezas e dos pontos principais da cidade, e da peça “A Terceira Margem do Rio” pelo ator Renato Touzpin, fundador da Companhia Letras de Rosa, baseada no texto homônimo do escritor mineiro Guimarães Rosa.


Compartilhe!