Tags: | | | | | | | | | |

Uma professora com queda pelo diferente

Por Polo Jequitinhonha em

Aprendizado. Oficina de Produção para Rádio. Foto: Isabelle Chagas.

Marileide é aquele tipo de professora que não se limita à sala de aula quando o assunto é aprendizado. Natural de Taiobeiras (MG), onde dá aula de Português e Literatura, a criatividade é a sua principal companheira para despertar o interesse dos(as) alunos(as). Dentre as ações pouco convencionais que desenvolve, há campeonatos de basquete, encontros na sorveteria e, a mais recente que a trouxe ao 8° Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, a Rádio no Recreio. O projeto é realizado em parceria com os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes há mais de um ano.

Na oficina de “Produção para Rádios”, a empolgação da professora, agora aluna, era evidente. “Eu quero levar o conhecimento que estou aprendendo aqui para dividir com os meus alunos, nós queremos criar uma web rádio na escola voltada para questões sociais, para que eles consigam desenvolver sua própria linguagem”, ela conta.

A comunicação como prática de emancipação, para Marileide, é um exercício diário e incansável. Isso porque os projetos, que rendem bons frutos, não deixam de encontrar certos percalços aqui e ali. Mas nada que um pouco de jogo de cintura e vontade não sejam capazes de superar. “A comunicação faz parte do meu dia a dia como professora e é muito importante para produzir conhecimento nas mais diversas áreas. E os jovens gostam bastante, ?”, ela conta, rindo.