Mostra Virtual: Artesão Armando Ribeiro de Padre Paraíso-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Telefone: (33) 98412 3157

“A Terra do Sol nos presenteou com Armando Ribeiro, menino malino que adotou como terra natal a pequena e pacata cidade dos lajedos, Caraí, no Vale do Jequitinhonha. 

A infância foi envolvida pela sensibilidade e pela poesia. A alma do artista foi sendo embalada desde muito cedo. Inquieto, ainda bem jovem, deslocou-se para a capital das Minas Gerais. Andou, observou, estudou, descobriu outros mundos. Seu olhar deslizou pelas frestas da cidade grande e diversa, universo potente construído pelo homem. A cidade grande incumbiu-se de descortinar para Armando o mundo real. Mundo da sobrevivência, das desigualdades, injustiças, da falta de poesia, do capital, das intolerâncias. Levou-o também a conhecer melhor os signos do encontro entre o negro, o índio e o branco – povo de sua terra. 

A educação por meio da história, o teatro e os jovens, a arte como instrumento de mobilização e construção da humanidade e resistência, fazendo o diálogo criativo com a cultura popular, foram suas escolhas. 

Escolha de voltar para a Terra do Sol, hoje também seu ateliê. Nas brincadeiras experimentava o barro, o durepox e as possibilidades dos materiais plásticos. Mas foi em busca da poesia que encontrou em si o que estava escondido. A concepção da poesia por meio do barro. Em vez do lápis, o sabugo de milho, ferramenta mágica do Vale do Jequitinhonha. 

Não teve a influência familiar como a grande maioria dos artistas artesãos do Vale, e sim a ascendência maior, a conexão com o pensamento mítico do Vale, com a ancestralidade, com a expressão singular de cada mestre.”

*Texto de Terezinha Maria Furiati do livro “Sabença”.

Se interessou pelo trabalho de Armando? Entre em contato:

Telefone: (33) 98412 3157

Facebook: Armando Ribeiro

Mais sobre o artista:
www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/artista/armando-pereira-ribeiro/

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal do artista.

Vídeo


Compartilhe!