Mostra Virtual: Artesão João Alves de Taiobeiras-MG

Por Polo Jequitinhonha em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Telefone: (38) 99103-0054

João Alves nasceu em 1964 em Tingui, arredores de Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha.

Cronista do cotidiano do povo simples da região, João atentou-se para a arte da cerâmica já na infância. As visitas que fazia ao pai na olaria da cidade eram um momento mágico e a oportunidade de levar consigo pequenas porções de barro e esculpir objetos e animais em brincadeiras cotidianas.

Naquela época as pessoas perceberam que ele tinha talento e o incentivaram a tentar outros tipos de objetos. Assim, começou a criar presépios e a aperfeiçoar a sua habilidade como escultor. Com o passar do tempo, despertou-se para o interesse de contar histórias através de suas esculturas. Recorda-se que a primeira pessoa em quem se inspirou para criar esculturas foi a avó que trabalhava como fiandeira e, a partir dela, criou muitas outras diferentes. Hoje são mais de 100 histórias e ofícios materializados por sua escultura minuciosa. Nada parece escapar ao seu olhar aguçado e atento.

Para João Alves a escultura mais marcante foi o oratório, que ele chama afetuosamente de “a devota”. Com esse trabalho, João ficou em quarto lugar em um concurso organizado pela Unesco em 2005. Ele se lembra que eram mais de 200 artistas e que, entre eles, ficaram Dona Isabel em primeiro lugar, Noemisa em segundo e Ulisses Pereira em terceiro.

Destaca que a arte é um dom, algo muito importante na vida das pessoas. Para ele, as pessoas que valorizam a arte são, elas mesmas, verdadeiros artistas também. Nesse sentido, sonha com a ampliação das formas de valorização da arte e em continuar o seu trabalho e a sua capacidade de imaginar e criar, a cada dia, uma nova escultura-história capaz de encantar as pessoas.

*Texto de Maria Aparecida Moura do livro “Sabença”.

Se interessou pelo trabalho do João? Entre em contato:

Telefone: (38) 99103-0054

Facebook: João Alves

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal do artista.

Publicado por João Alves em Sábado, 11 de maio de 2019

Compartilhe!