Mostra Virtual: Gildásio Jardim de Padre Paraíso-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Gildásio Jardim nasceu em Joaíma, no Baixo Jequitinhonha. Cresceu na zona rural ao lado de seus pais, camponeses. Vivia cercado pelo homem do campo: agricultores, vaqueiros e peões permearam a sua infância. 

Desde muito novo já desenhava, desenvolvendo os primeiros traços de maneira autodidata. Ele considera que sua primeira grande tela foram as estradas de terra, que depois da chuva eram riscadas pelo menino cheio de imaginação. 

Mudou-se para Padre Paraíso aos 9 anos, onde mora até hoje. Aos 13, começou a trabalhar em um bar. Nos dias de menor movimento, Gildásio mergulhava de cabeça nas histórias de livros. Foram aproximadamente 110 obras lidas, ele diz, orgulhoso. 

Mesmo devorando tantos livros, sua fome por arte e conhecimento não estava saciada. É nesse momento que o desenho toma força. O jovem começou a fazer experimentações com pintura. Alguém lhe falou que tela seria um tecido esticado em quatro pedaços de madeira. Foi então que Gildásio pensou: “se eu consigo construir meus carrinhos, eu consigo fazer uma tela dessa”. E assim o jovem construiu sua própria tela, bem como suas tintas (uma vez que não tinha dinheiro para comprar os materiais). 

O que começou como brincadeira acabou se tornando a principal característica de suas obras: anos mais tarde, Gilsásio passou a fazer suas telas com chita, enriquecendo a poesia do seu trabalho com as mais belas cores das estampas dos tecidos. 

*Texto de Camila Magalhães, do livro Sabença.

Se interessou pelo trabalho do artista? Entre em contato:

Telefone: (33) 98411-0045

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal do artista.

Facebook | Instagram | Blog | Youtube


Compartilhe!