Mostra Virtual: Associação Mãos que Criam de Pedra Azul-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Telefone: (33) 99158-6842

A associação mãos que criam foi criada em 2017, quando também foi inaugurada, em parceria com o poder público municipal, uma loja para comercialização das peças confeccionadas pelos artesãos.

No seu portfólio, a associação conta com trabalhos artesanais bem diversificados, utilizando como matéria prima madeira, sementes, cabaça, tecidos, linhas, cerâmica, dentre outros.

As peças artesanais produzidas retratam a história do Vale do Jequitinhonha e da cidade de Pedra Azul, e dentre elas destacam-se: bonecas e utilitários de cerâmica, bonecas de cabaça com biscuit, bordados e pinturas em tecidos e vestuário, acessórios e adornos, bolsas e utilitários de tecidos com trabalho de patwork, peças em crochê e amigurumi, peças decorativas em madeira reciclada e sementes, e também doces da culinária regional, dentre outras variedades.

Antes da atual pandemia do COVID 19, a associação, com apoio da Prefeitura, estava realizando feiras em locais públicos da cidade, valorizando a gastronomia, arte (música e poesia) além do artesanato, promovendo assim, momentos de lazer para os moradores da cidade.

Através da associação , os trabalhos em questão estão sendo expostos em feiras regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com destaque para as feiras regionais do Vale do Jequitinhonha, Feira Nacional de Artesanato de BH, Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha da UFMG, Feira Mãos do Vale promovida pelo SEBRAE , feiras de arte e cultura do Vale do Jequitinhonha, Feira de artesanato de Natal/RN, dentre outras.

Se interessou pelo trabalho da associação? Entre em contato:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo da associação.

Dois destaques da associação são a Cássia Ferraz com suas bonecas e a Marília Almeida com a cerâmica. Cássia transforma cabaças de diversos formatos em charmosas bonecas enfeitadas com lenços e flores. Foi na infância vivida na zona rural de Rubim, que começou a utilizar a cabaça para fazer brinquedos e em 2007 transformou a brincadeira em fonte de renda. Utiliza cabaças, biscuit e tintas naturais para criar bonecas e santos. Seu trabalho faz sucesso e encanta pela criatividade e beleza.

Bonecas de Cássia Ferraz:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal da artista.

Cerâmica de Marília Almeida:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal da artista.


Compartilhe!