Mostra Virtual: Família de Zezinha de Turmalina-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Zezinha: (33) 99104-0005 | Aline: (33) 99809-8486 | Cláudia: (38) 99829-1247

Como a grande maioria das ceramistas do Vale, Maria José Gomes da Silva (Zezinha) começou sua arte fazendo peças utilitárias. Começou o trabalho cedo, pois é a primeira de uma família de 10 filhos. Naquela época, o artesanato era a única opção para conseguir o “pão de cada dia”. Ela conta que a profissionalização da atividade foi incentivada nos anos 1970, com o apoio da Codevale, na forma de cursos, oficinas e escoamento da produção.

A qualidade dos trabalhos melhorou, assim como foi ampliada a esperança das mulheres da região em poder, um dia, viver do artesanato.  A lida continuou grande, pois era preciso produzir as peças durante a semana, embalar cuidadosamente e ir para o ponto de encontro dos artesãos com as peças na cabeça, na esperança de vendê-las.

Zezinha tem duas filhas que também seguiram o artesanato. Ao puxar pelo fio da memória, Aline Alecrim, primeira filha da artesã, não se recorda de um só momento em que a sua vida não esteve vinculada à arte da cerâmica. Destaca que trabalha neste ofício desde sempre, tendo começado em imitações das atividades da mãe. Em princípio, fazia apenas pequenas peças, como brincadeira de criança. Com o passar do tempo, foi aprimorando o olhar e a sensibilidade e hoje se dedica principalmente à pintura dos objetos e à concepção de diferentes peças em parceria criativa com a mãe e a sua irmã Cláudia. 

Cláudia da Silva nasceu intimamente vinculada à arte da cerâmica, característica de Campo Buriti, região do Vale Jequitinhonha. Sua expressão artística se constituiu naturalmente na convivência, observação e admiração do trabalho das mulheres do Vale. Sem se dizer artista, modestamente, Cláudia destaca que integra uma atividade desenvolvida como um empreendimento familiar. Nesse contexto, ela e sua irmã, Aline, especializaram-se na pintura dos objetos criados pela mãe. 

A inspiração para a pintura que realiza está intimamente ligada à experimentação de cores e “toares” que descobre na observação da argila disponível nos diferentes quintais da região. O design da pintura das peças é fruto da imaginação. À medida que o trabalho vai avançando, sente o que combina e ousa na variedade de cores disponíveis entre os oleios já experimentados.

*Trechos de textos de Maria Aparecida Moura dos livros “Zezinha e os encantos das bonecas-mulheres” e “Sabença”.

Se interessou pelo trabalho das artesãs? Entre em contato:

Telefones:

  • Zezinha: (33) 99104-0005
  • Aline: (33) 99809-8486
  • Cláudia: (38) 99829-1247

Zezinha:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Foto: Acervo pessoal da artista.

Aline:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Foto: Acervo pessoal da artista.

Cláudia:

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Foto: Acervo pessoal da artista.


Compartilhe!