19 de março, uma data para se lembrar

Por Laura Melo em

Dia dos artesãos em meio a pandemia de covid-19

Que o artesanato faz parte do Vale do Jequitinhonha acredito que todo mundo saiba. O Vale é feito de arte, criação e amor. O trabalho feito com as mãos e principalmente com o coração dá sustento, reconhecimento e tradição para a vida de cada artesã(o) e suas famílias.

Para comemorar esse dia tão importante para o Vale, conversamos com Dorotéa Naddeo, especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Educação Ambiental e Metodologia do Ensino Superior, além de diretora executiva da Fundação Matutu e diretora da Canela Ema. Com uma ampla experiência com o artesanato no Brasil, no Sebrae/MG, entre 2000 e 2005, coordenou o Programa de Artesanato. 

A conversa com Dorotéa seguiu um caminho bem gostoso sobre o artesanato do Brasil mas principalmente sobre o Vale do Jequitinhonha. Conversamos desde como o artesanato está presente na maior parte dos municípios mineiros até o quanto a pandemia mudou a relação dos artesãos com seus ofícios.

Confira a conversa na íntegra:

Com a pandemia, a forma de se vender o artesanato está passando por grandes mudanças e alguns artesãos estão conseguindo se adaptar mas outros ainda estão neste caminho. Pensando nisso, foram criados dois projetos com o objetivo de estar presente com o Vale durante esse momento tão difícil, a Mostra Virtual e os Tutoriais de Internet. A Mostra divulga artesãos e suas obras na internet e os Tutoriais são pílulas em vídeo ensinando desde passos básicos até avançados sobre alguns temas relevantes de tecnologias digitais. Confira os projetos aqui.


Compartilhe!