Projeto Rio Lilás: a gestão das águas pelas mulheres- identidade, capacitação e integração

Por Polo Jequitinhonha em

O projeto “Rio Lilás: a gestão das águas pelas mulheres- identidade, capacitação e integração” é coordenado pelo Prof. Dimitri Fazito de Almeida Rezende e faz parte dos projetos vigentes do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. O Rio Lilás iniciou-se no mês de fevereiro, contando com apoio do Gabinetona, iniciativa do Gabinete da Deputada Federal Áurea Carolina, e possui com quatro alunos bolsista, além de docentes e técnicos da UFMG e da UFRGS

O projeto tem como objetivo possibilitar a participação futura das mulheres, de forma qualificada, nos três comitês mineiros de gerenciamento da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha e em comitês baiano e federal. Nesse aspecto, almeja produzir um quadro comparativo entre as relações humanas e a situação da bacia do rio Jequitinhonha, por meio da atuação de profissionais de diversas áreas como recursos hídricos, comunicação, sociologia, antropologia, demografia, geografia e engenharia sanitária. Em seu cerne, a iniciativa procura registrar a relação e a importância das mulheres do Vale do Jequitinhonha com a sua cultura, sua história, seu desenvolvimento e seu ambiente. É imprescindível dizer que o projeto é resultado das ações desenvolvidas pelo Polo Jequitinhonha da UFMG, especificamente do Fórum das Mulheres, que em sua quinta edição, em 2015, elegeu o tema “água” para discussão em seu encontro anual.

O Rio Lilás é estruturado em três eixos: identidade, capacitação e integração. No primeiro eixo, Identidade, serão registradas as diferentes óticas acerca da água em diferentes regiões da bacia, identificando os principais problemas enfrentados pela população a partir das visão das mulheres e as aspirações destas em relação ao futuro, por meio de entrevistas e filmagens. O segundo eixo, Capacitação, tratará da produção de material informativo para auxiliar a atuação de mulheres da região nos comitês de gestão da água. Tal material será pensado em linguagem adequada à região, explorando as diferentes mídias possíveis e produzido para diferentes níveis de escolaridade. O terceiro eixo, por sua vez, tratará da Integração das visões das mulheres do Vale. Para isso, propõe-se a mobilização das mulheres ao longo do rio, com a participação de eventos específicos para apresentar os diferentes problemas elencados. Ao término deste eixo, que também marcará o final do projeto, é proposto o encontro das mulheres com o mar, junto à foz do Jequitinhonha, no município de Belmonte, na Bahia.

O projeto já está em execução, e durante esse ano convidamos todos a acompanhar o desenvolvimento de suas atividades a partir do site e das mídias sociais do Programa Polo Jequitinhonha!