Viagens para o Vale: Projeto Rio Lilás e IX Fórum da Mulher

Por Giovanna Ribeiro em

O Vale do Jequitinhonha é o vale das riquezas, vale de histórias, estórias, memórias, lutas, vitórias, artes, cultura. Lugar que abriga um povo que tem garra e vai à luta. Lugar de um povo acolhedor. Lugar que tem mulheres guerreiras e nobres. Lugar que abriga o Rio Jequitinhonha, com nascente em Serro e deságue em Belmonte.

É nesse Vale que o Polo Jequitinhonha tem uma participação ativa há 25 anos e que convida a todos a acompanhar o diário de bordo que irá trazer informações das viagens do projeto Rio Lilás e a participação no IX Fórum da Mulher.

O projeto Rio Lilás está na primeira fase: identidade, na qual são realizadas entrevistas com mulheres de todo o Vale que estão ligadas com a gestão das águas do Jequitinhonha. Algumas dessas entrevistas foram onlines e outras aconteceram presencialmente na viagem que aconteceu dos dias 21 a 28 de maio para o Vale.

O professor Fernando Meirelles iniciou uma parte da viagem passando por cidades como Belmonte, Salta da Divisa, Coronel Murta e encontrou com uma outra equipe em Diamantina. Ele viajou para essas cidades a fim de realizar uma entrevista com as mulheres e fazer registros. Acompanhe abaixo um texto produzido pelo Fernando, após uma entrevista com a Maria Auxiliadora, Dora, integrante da Fetaemg e líder regional do Marcha das Margaridas.

“Entrevistar a Dora foi como tomar um chá das cinco no olho de um furacão. Dora é de uma nobreza impressionante. A fala dela acolhe, mas o raciocínio delimita bem onde está calmo e onde começam os problemas. Assim, ela faz análises profundas com uma linguagem simples e direta. Sabe as regras da política, sabe como construir e sabe como pode ser nefasto o uso da mobilização social pelo governo, seja ele qual for.

Dora, Maria Auxiliadora, teve esse erro no registro. Devia ser Dora, Maria Lutadora, pois luta é a resposta dela para os problemas. A nobre Dora é uma senhora das armas, que ela maneja muito bem: participação, protagonismo, educação, alimentação e água. Tudo em ordem, tudo em um arranjo cíclico, com uma clareza impactante.

Dora lamenta as batalhas perdidas, mas sabe que continua em guerra. Não se vê raiva ou sangue nos olhos. O sangue de Dora está fluindo no cérebro, rápido e preciso.  Flui também no movimento, difícil imaginar que ela fique parada. Mas também flui na emoção, quando fala da infância, do que poderia ter feito se soubesse o que sabe hoje, essa insatisfação que só pessoas nobres podem ter depois de tudo o que fizeram.

Dora me ensinou muito e ainda trocamos receitas de biscoito. Eu sei que também trocamos receitas de vida.”

Foto 1: Maria Auxiliadora(Dora).
Foto 2: Rio Jequitinhonha

Nos dias 21 a 28 de maio uma outra equipe de coordenadores e bolsistas viajaram para o Vale para realizar as entrevistas nas diferentes cidades como: Diamantina, Chapada do Norte, Berilo, Itaobim, Itinga, Medina, Araçuaí, Minas Novas, Turmalina.

Além das entrevistas nos dias 26 e 27 de maio aconteceu o IX Fórum da Mulher na cidade de Araçuaí, o primeiro após a pandemia, no qual foram debatidas várias pautas, bem como aconteceu o lançamento de dois livros: o Álbum do Fórum da Mulher dos anos de 2017,2018 e 2019 e o livro Não me Toque.

Convidamos a todos para acompanhar o diário de bordo que trará os acontecimentos dessa linda viagem no Vale do Jequitinhonha.



Compartilhe!