Projeto Comunicação e Juventude Quilombola no Vale do Jequitinhonha: identidade, memória e autonomia (Projeto Alessandro Borges de Araújo Alê do Rosário)

Por Giovanna Ribeiro em

O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha inaugurou mais um projeto no primeiro semestre deste ano, o Mídias Quilombolas. O objetivo da iniciativa é promover formação em linguagens da comunicação, além de discussões sobre identidade e memória junto a jovens quilombolas do Vale do Jequitinhonha, especificamente dos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró. Firmado no compromisso com a identidade, a memória coletiva e a promoção da autonomia, o Mídias Quilombolas irá desenvolver atividades que reafirmam esses três aspectos.

As atividades do projeto acontecerão no Vale por meio de três oficinas em cada município com um público de aproximadamente 20 jovens quilombolas por cidade. As formações terão como temas a fotografia, o podcast e a fanzine (produção de livros artesanais). A proposta é que as oficinas ofereçam ferramentas práticas aos jovens, de forma que possam aplica o conteúdo aprendido no seu cotidiano e para além. Aliado ao ensino das linguagens de comunicação, o projeto também promoverá momentos de discussão sobre identidade, cultura e memória, criando oportunidades para que os jovens produzam seus próprios registros e narrativas sobre suas comunidades. Ao final do projeto será promovido um encontro final em um dos municípios, ainda a ser definido, com todos os jovens quilombolas participantes.

A primeira oficina será a de fotografia e acontecerá entre os dias 28 de julho e 01 de agosto nas comunidades de jovens quilombolas dos três municípios. Serão dias de muitas atividades com conteúdos teóricos e práticos.

O Mídias Quilombolas é dedicado à Alê do Rosário, ativista cultural Berilense que faleceu, mas que segue deixando seu legado vivo. Alê foi responsável pela retomada do Festejo de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo e era um articulador cultural e defensor dos direitos dos povos Quilombolas do Vale do Jequitinhonha que jamais poderá ser esquecido. Sua vivência de muita luta é o que propiciou diversos acessos à direitos das comunidades quilombolas do Vale até hoje e que inspirou projetos como este.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Reis e pela Raissa Faria e faz parte dos projetos vigentes do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha de 2022. O Mídias Quilombolas é viabilizado por meio de recursos mobilizados via Edital Público de Emenda Parlamentar da Deputada Áurea Carolina, por meio da proposta de nome “Comunicação e Juventude Quilombola: identidade, memória e autonomia”, (Projeto Alessandro Borges de Araújo – Alê do Rosário). O Mídias Quilombolas iniciou no mês de abril de 2022 e possui quatro alunos bolsistas, além de docentes e técnicos da UFMG.

O projeto já está em execução, e durante este ano convidamos a todos que acompanhem o desenvolvimento das atividades do Mídias por meio do site e das redes sociais do Programa Polo Jequitinhonha!


Compartilhe!