Avaliação Nutricional e Parasitológica em Região Endêmica para Febre Maculosa no Estado de Minas Gerais

As regiões do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha apresentavam-se, desde 1984, como áreas endêmicas para a febre maculosa, com surtos epidêmicos nos municípios de Ouro Verde de Minas, Bertópolis e Novo Cruzeiro. A partir dessa constatação, foi realizada a avaliação do estado nutricional de escolares e determinado o índice de infecção para febre maculosa,investigando-se a associação da doença com deficiências nutricionais. Assim, foram elaborados planos de intervenção em saúde pública, vigilância epidemiológica, alimentar e nutricional para a região estudada. A execução desse projeto se deu coma parceria constante da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto.

Coordenadores

Prof. Joel Alves Lamounier PED/Faculdade de Medicina