Criação de Cabras: Combate à desnutrição e à pobreza, associativismo e ação educacional no Vale do Jequitinhonha – 1ª fase

O combate à desnutrição, a busca pela geração de ocupação e renda, o reforço do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e participação de escolas e outras organizações no processo de identificação e encaminhamento de jovens não alfabetizados a sistemas de alfabetização foram os motivos que impulsionaram a realização desse projeto. A Universidade Federal de Ouro Preto foi um importante parceiro em todo o processo, e as ações, realizadas em conjunto com aquela instituição, concentraram senos municípios de Ponto dos Volantes, Araçuaí,Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas e Jequitinhonha, para incentivar o consumo, beneficiamento e comercialização do leite e da carne de cabras pelas famílias carentes. Essas famílias também foram acompanhadas e avaliadas em relação a seus estados nutricionais e de saúde. O projeto contou com financiamento dos Programas Universidade Solidária e PROEXT – 2003/MEC/SESU.

Coordenadores

Prof. Iran Borges DZOO/EV