Enfermagem no Vale do Jequitinhonha: Estratégia de Educar-Fazendo e Fazer-Educando

Dois momentos específicos dividiram esse trabalho.Primeiramente realizou-se um levantamento nas cidades de Diamantina, Chapada do Norte, Congonhas do Norte, Datas, Gouveia, Leme do Prado, Minas Novas,Novo Cruzeiro, Sabinópolis, Senador Modestino e Serro que tinham enfermeiros em seus quadros.Constatou-se, então, a necessidade e a disposição desses profissionais em participar de programas de qualificação. Como resultado, realizou-se um Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública,ministrado por professores da Escola de Enfermagem,que propiciou o aprimoramento do processo de qualificação dos profissionais de enfermagem do Vale. Num segundo momento, os enfermeiros egressos da capacitação receberam um acompanhamento nas localidades onde atuavam, de forma a trabalhar com as questões específicas de cada município, oque proporcionou o aprofundamento teórico e prático das atividades de assistência, administração e ensino desenvolvidas por esses profissionais.

Coordenadoras

Profª. Matilde Meire Miranda CadeteEMI/Escola de Enfermagem