Sobre

[COVID-19] AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO PRESENCIAL E TELEFÔNICO SUSPENSOS


Em consonância com as diretrizes da Portaria Nº 6/2020 da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG, o atendimento da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em ECMVS ocorrerá exclusivamente por e-mail. Esta medida é necessária como medida de combate à emergência de saúde pública decorrente da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19). Tal suspensão será por tempo indeterminado, até que novas diretrizes sejam deliberadas pelas autoridades universitárias.
Nesse sentido, o atendimento será realizado por e-mail, cujo endereço será ecmvs.ufmg@gmail.com nesse período de suspensão das atividades presenciais.
Reiteramos que grande parte das dúvidas e questionamentos podem ser dirimidas pelo web site www.ufmg.br/pos/ecologia.
Atenciosamente,
Secretaria Administrativa
PPG-ECMVS

Programa de Pós Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais. O ECMVS tem como visão ser um programa de pós-graduação transdisciplinar, no qual docentes e discentes trabalham orientados por problemas em Ecologia e Conservação.

Informações gerais

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais (ECMVS) foi instituído em 1989 como um curso interdepartamental sob a responsabilidade dos departamentos de Biologia Geral, Botânica e Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), onde é sediado. O ECMVS mantém cooperação com os demais departamentos do ICB e com o Instituto de Geociências, além de possuir convênios firmados com diversas instituições nacionais e internacionais. O curso é administrado por um colegiado reunindo representantes dos três departamentos responsáveis e representantes discentes, que é presidido por um coordenador e um subcoordenador e um funciona em um regime similar ao parlamentarismo.

Escopo

O ECMVS tem como visão ser um programa de pós-graduação transdisciplinar, no qual docentes e discentes trabalham orientados por problemas em Ecologia e Conservação. Nossos discentes têm a oportunidades de cursar disciplinas e desenvolver projetos focados em resolver problemas acadêmicos e questões práticas da sociedade, sendo que a grande maioria dos nossos egressos consegue se estabelecer profissionalmente em universidades, institutos de pesquisa, órgãos do governo, organizações não-governamentais e organizações internacionais na área de meio ambiente.

Objetivo

Nosso objetivo é fazer pesquisa científica de nível internacional, conectada às principais teorias e problemas vigentes, e dar aos nossos discentes uma formação científica sólida, com foco em ecologia, conservação e manejo, de que modo que eles possam aplicar as habilidades e conhecimentos adquiridos em diferentes setores acadêmicos e não-acadêmicos da sociedade.

Linhas de pesquisa

O ECMVS possui três linhas de pesquisa principais, que norteiam nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os candidatos ao mestrado devem indicar em qual linha desejam concorrer, ao se inscreverem para cada processo seletivo.

Linha 1

Conservação e Manejo da Biodiversidade: abrange projetos relacionados à avaliação e ao monitoramento da biodiversidade em todos os níveis de complexidade biológica.

Linha 2

Abrange estudos limnológicos, com foco em ecossistemas lênticos e lóticos e incluindo também suas zonas ripárias. Tem uma perspectiva multidisciplinar com objetivo de gerar respostas para questões de ecologia teórica e também para aplicação na solução de problemas ambientais.

Linha 3

Processos Ecológicos, Ecologia Aplicada e Gestão Ambiental: abrange estudos sobre sistemas ecológicos em diferentes níveis de complexidade biológica, visando descrever padrões e compreender os processos geradores destes, além de estudos em ecologia teórica, modelagem matemática, gestão ambiental, ecofisiologia, conservação e manejo da vida silvestre.

nuvempalavras

CONFIRA AQUI AS TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS PELO PROGRAMA

VER