O Colegiado de Pós-graduação em Nutrição e Saúde da UFMG abre o processo seletivo para Pós-graduação em Nutrição e Saúde, em nível de Mestrado e Doutorado, com possibilidade de obtenção de bolsa de estudos no decorrer do Curso. Candidatos brasileiros e de outros países podem se candidatar no processo regular de seleção seguindo as normas do Edital disponível. O programa também recebe candidaturas para residência pós-doutoral, e maiores informações podem ser encontradas na resolução 07/2015.
O Processo Seletivo ocorre sob regime fluxo contínuo, sendo realizadas no mínimo uma seleção por ano e no máximo três (início, meio e final do ano), até o preenchimento das vagas ofertadas anualmente.
Processo de avaliação dos candidatos ao Mestrado é realizado em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: 1) prova de conhecimentos específicos de acordo com a linha de pesquisa pretendida; 2) Arguição Oral sobre o Plano de Trabalho.
Para o nível Doutorado, o processo ocorre em três etapas, duas de caráter eliminatório e classificatório e uma de caráter classificatório: 1) Avaliação do projeto de pesquisa (Eliminatório e Classificatório); 2) Seminário sobre o projeto de pesquisa e arguição oral (Eliminatório e Classificatório); 3) Análise dos documentos comprobatórios apresentados no Curriculum Vitae e Histórico Escolar do candidato (Classificatório).
Para permanência nos cursos exige-se a comprovação da proficiência do aluno na língua inglesa. Candidatos estrangeiros também deverão comprovar a proficiência em Português. Verifique no edital os comprovantes aceitos para comprovação da proficiência.
Maiores informações são descritas nos editais vigentes e nas documentações a seguir.
Edital Regular 2025 – Ampla concorrência e Reserva para Negros
Documentos – Mestrado
Documentos – Doutorado
Informações e Resultados – Mestrado 2025/1
Informações e Resultados – Mestrado 2025/2
Informações e Resultados – Doutorado 2025/1
Informações e Resultados – Doutorado 2025/2
Edital Suplementar 2025 – Pessoas com deficiências e Indígenas
Documentos – Mestrado
Documentos – Doutorado
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que oferece aos(às) doutorandos(as) regularmente matriculados(as) em programas de pós-graduação da UFMG, como o nosso, a oportunidade de realizar parte de sua pesquisa em uma instituição de excelência no exterior. Esta modalidade de bolsa visa complementar a formação dos(as) estudantes, permitindo o contato com diferentes realidades acadêmicas, o desenvolvimento de colaborações internacionais, o acesso a novas técnicas e abordagens de pesquisa, e o enriquecimento cultural, contribuindo significativamente para a qualidade da tese e a internacionalização da produção científica do programa e da universidade.
Documentos – Edital PDSE 2024