Colaboratório UFMG

O Colaboratório UFMG é um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica. Visa potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções colaborativas, modelos inovadores de comunicação e de divulgação científica e o compartilhamento de ferramentas, dispositivos e metodologias de ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Sociedade.

busca

UFMG lança observatório das eleições municipais na internet

postado em
24 de Fevereiro de 2016
escrito por
Cida Moura
categoria
comentários
0 comentários

Para monitorar as campanhas on-line em capitais brasileiras e rastrear o que as pessoas publicam na internet sobre o processo eleitoral, a UFMG lançou o Observatório das Eleições de 2012.

Desenvolvidos sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, os softwares responsáveis pelo funcionamento do site promovem a mineração dos dados provenientes da web relacionados a candidatos e a temas da pauta de portais de notícias e de redes sociais e outros canais. O levantamento abrange 14 capitais espalhadas pelas cinco regiões do país.

O projeto é fruto de parceria entre os departamentos de Ciência da Computação, de História (que compõem o Centro de Convergência de Novas Mídias) e Ciência Política, representado pelo Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral da UFMG.

No site, é possível filtrar os dados por cidade, partido ou evento. Outra funcionalidade é o acompanhamento em tempo real dos tweets relacionados à disputa eleitoral. Os eventos de campanha (debates televisivos e dias de votação) também serão monitorados pelo Observatório das Eleições de 2012, de modo que será possível acessar, mesmo depois de tais eventos, as postagens feitas no Twitter.

A essa massa de informações se juntarão links de notícias e dos vídeos postados no YouTube mais compartilhados pelas redes sociais e a “nuvem de tags”, que apresenta as expressões mais utilizadas pelos internautas em suas publicações.

(Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral)
Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/025561.shtml