Blog

Grupo de samba de roda resgata cultura africana em show neste domingo
COMENTÁRIOS
0

show_foto_peq

O Fala Tambor, primeiro grupo de samba de roda da cidade de Belo Horizonte, apresenta cantigas e ritmos africanos em show neste domingo, dia 26, às 10h, na avenida Afonso Pena, em frente ao Conservatório UFMG. A apresentação, que integra o projeto Domingo na Feira, é gratuita.

Com o objetivo de resgatar a cultura africana no Brasil, o grupo mistura canto, dança e composições próprias ancoradas por ritmos variados, como o quebra-cabloco, cabula, monjolo, congo, arrebate, rebate e barra-vento.

Criado em 2000 pelo percussionista e compositor Carlinhos de Oxossi, o Fala Tambor é formado por cantores, percussionistas e bailarinas. O grupo está registrado como Associação Movimento Cultural Fala Tambor, sendo o primeiro movimento cultural tombado como bem cultural imaterial afro-brasileiro da cidade de Belo Horizonte, no Inventário Tradições Afro Brasileiras, realizado pela Fundação Municipal de Cultura.

O trabalho desenvolvido pelo grupo é fruto de pesquisas de ritmos e danças originárias da África. A associação possui repertório com 90 composições próprias baseadas nos ritmos de samba de roda, congo-frevo e afoxés. O grupo ainda realiza palestras, cursos e oficinas, com o intuito de contribuir para a preservação e difusão do conhecimento sobre os bens e patrimônio cultural de matriz africana radicada no Brasil.

O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, Centro. Mais informações pelo telefone 3409-8300.

Fonte:  https://www.ufmg.br/online/arquivos/028474.shtml

Foto: http://www.dzai.com.br/foto/71514


Comentários
Deixe o seu comentário!