Blog

Homenagem a Mestra Zefa
COMENTÁRIOS
0

Dona Zefa - Homenagem

 

Mestra Zefa

Nascida no interior de Sergipe, Poço Verde, no ano de 1925, Josefa Alves Reis – ZEFA-foi criada no sertão da Bahia fugindo da seca. Acabou chegando a Araçuaí, em 1962, onde começou a talhar sua história.

Em Araçuaí, junto com Francisca, sua cunhada e grande amiga, foi buscando seu caminho e rompendo na vida.

Zefa passou cerca de dez anos buscando encontrar seu verdadeiro caminho. Começou com obras em barro, na verdade uma mistura de barro úmido, farinha de trigo e cinza. Até sua matéria prima foi original.

Abandonou o barro após três breves e criativos anos por acreditar que trabalhar com o material estava prejudicando sua saúde. Escolheu então a madeira, esculpindo com traços duros e rústicos suas obras.

Na madeira se tornou mestra, conhecendo e sabendo como poucos explorar em suas peças as características naturais das madeiras da região. Emburana, cabiúna, vinhático, cedro, aroeira, braúna preta, jataipeba e outras. O que a natureza rica do Vale fornecia Mestra Zefa transformava em arte.

Hoje possui peças com colecionadores e amigos na Alemanha, França, Itália, Áustria, Holanda e nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma das mais premiadas e importantes artesãs do Vale do Jequitinhonha, viveu de maneira simples e humilde. Nunca se preocupou em acumular posses. Sempre que vendia um de seus trabalhos preferia comprar um bom pedaço de carne e fazer uma festa com seus vizinhos e amigos.

Após a morte de Francisca, Mestra Zefa praticamente parou de trabalhar. As dores na coluna, nas mãos e o corpo cansado não a permitiram mais continuar seu trabalho. Passou a receber os visitantes – benzendo, conversando e dividindo suas histórias e causos.

Nesta primavera, dia primeiro de novembro, serena, envolta em um silêncio de paz e harmonia, Mestra Zefa foi se encontrar com seus encantados. Deixou-nos uma história de vida coerente: – de resistência, luta, criatividade, fé, perseverança…

Gratidão a você nossa Mestra Zefa, pelo compartilhamento da cultura, sabedoria, poesia e arte… Nosso respeito será eterno, assim como nossa admiração e saudade.

João Teixeira Júnior/Terezinha Furiati


Comentários
Deixe o seu comentário!