FAQ

O que é infraestrutura de pesquisa?

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Infraestruturas de Pesquisa são o conjunto de instalações físicas e condições materiais de apoio (equipamentos, recursos e serviços) utilizados pelos pesquisadores para a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Esse conceito envolve os seguintes elementos:

  • Instalações físicas (usualmente imóveis) que abrigam os equipamentos e instrumentos usados nas atividades de P&D,
  • Principais equipamentos e instrumentos utilizados em atividades de P&D;
  • Recursos baseados em conhecimento (como bibliotecas, coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas;
  • Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos).
Para que serve o Portal das Infraestruturas da UFMG?

O Portal foi desenvolvido com o escopo de coletar informações sobre as Infraestruturas de Pesquisa existentes na UFMG e disponibilizar essas informações à sociedade em geral em um único espaço. Por meio dele é possível:

  • Dar visibilidade às Infraestruturas de Pesquisa;
  • Ampliar o acesso dos potenciais usuários da comunidade interna e externa aos equipamentos, serviços e pesquisas realizadas pelas infraestruturas;
  • Reunir de dados em um único local, facilitando a busca de informações específicas;
  • Solicitar o cadastramento de Infraestruturas Institucionais de Pesquisa.
Como são obtidas as informações presentes no Portal das Infraestruturas da UFMG?

A base de dados do Portal é alimentada por meio de informações prestadas pelos dirigentes/coordenadores das Infraestruturas de Pesquisa através do preenchimento do formulário online disponibilizado pela PRPq da UFMG.

Como utilizar o mecanismo de busca do portal?

Basta digitar o nome da infraestrutura desejada ou utilizar palavras-chave relativas aos produtos/ serviços/ pesquisas oferecidos ou desenvolvidos por ela. O acesso pode ser feito pela ferramenta de busca localizada no canto superior direito do portal ou ainda através do menu principal> infraestruturas>”buscar por”.

Como solicitar a inclusão de informações sobre a infraestrutura dirigida/coordenada por mim?

Para solicitar a inclusão de informações relativas a determinada infraestrutura, o dirigente/coordenador deve preencher o formulário para liberação do primeiro acesso.

As informações sobre novas infraestruturas podem ser lançadas no sistema de cadastro em fluxo contínuo, mas serão avaliadas somente conforme calendário definido em chamadas internas da PRPq.

Como alterar (corrigir/atualizar/remover) informações sobre a infraestrutura dirigida/ coordenada por mim?

Para realizar quaisquer alterações nas informações da infraestrutura, o dirigente/coordenador deve acessar o link do Formulário de Cadastro e efetuar o login. Para alterar os dados do sistema, o dirigente deve clicar na ABA “liberar proposta” e em seguida “Editar”. Ao concluir as alterações, o dirigente deve selecionar a ABA “Enviar Proposta” em seguida “Enviar”. O passo a passo destas ações está mostrado nas imagens abaixo.

Editar

Enviar

Como contatar uma infraestrutura para obter seus produtos/ serviços?

Ao localizar a infraestrutura desejada no portal, basta clicar no botão “mais informações”. Uma nova janela será aberta e lá estarão presentes todos os meios de contato informados pelo dirigente/coordenador da infraestrutura.