Acqua: hidrometalurgia de alto desempenho

Programa Outlab > Blog > Notícias > Acqua: hidrometalurgia de alto desempenho

Acqua: hidrometalurgia de alto desempenho

Um laboratório que pensa e estuda os metais de forma integral. O Instituto Acqua reúne vários espaços de pesquisa dentro do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG. Todos integrados atuando no co-desenvolvimento e melhoria de processo hidro e eletrometalúrgicos com elevado desempenho ambiental; avaliação de risco ambiental e da bioacessibilidade de elementos tóxicos e soluções holísticas para o aproveitamento de metais e materiais a partir de resíduos e rejeitos.

A estratégia do laboratório é aliar os desafios da indústria com forte produção científica, o que deu uma característica de interação com o mercado desde a sua fundação. Grandes empresas como AngloGoldAshanti, Kinross e Nexa Resources são parceiras importantes da infraestrutura.

Hoje, são crescentes as demandas por metais considerados críticos (pela sua aplicação em produtos tecnológicos e na transição energética) e pela recuperação de metais e elementos a partir de rejeitos/resíduos. A hidrometalurgia é muito utilizada nesses casos citados anteriormente por possibilitar a extração de precisão e seletiva de elementos minoritários presentes em matrizes complexas e heterogêneas – o que tem ampliado a atuação do grupo”, explicou a coordenadora do INCT-Acqua, professora Virgínia Ciminelli.

No Outlab

Cláudia Lima Caldeira, Filipe Augusto Tironi Alves e Hellen Aparecida Andrade trabalham no Acqua e formam a equipe participante do Outlab UFMG 2023 pelo laboratório. Com participação da professora Virgínia, eles decidiram participar do programa para explorar novas possibilidades para o laboratório diante do potencial que a estrutura oferece. Gestão também foi um ponto chave para a decisão. “O programa Outlab trouxe, em um curto período, uma ampla gama de conhecimentos que revelaram os desafios que enfrentamos, incentivando uma série de reflexões que não havíamos considerado anteriormente”, disse Cláudia.

Deixe um comentário

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios