Tecnologia avançada para analisar o movimento humano

Programa Outlab > Blog > Notícias > Tecnologia avançada para analisar o movimento humano

Tecnologia avançada para analisar o movimento humano

Qual força um jogador de futebol faz para bater um gol? Quais músculos agem neste momento e onde há mais probabilidade de uma lesão aparecer? O Laboratório de Análise do Movimento (LAM), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), que busca responder a estas e outras perguntas, é um dos participantes do Outlab UFMG 2023.

O LAM está ligado ao programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação e faz uma análise avançada do movimento por meio de tecnologias e 19 câmeras. Segundo o professor Thales Resende de Souza, o espaço tem plataforma de força, que analisa as forças envolvidas num movimento, eletromiografia, que mede a atividade dos músculos, esteira de corrida e caminhada, que ajuda a avaliar vários tipos de movimentos. “A partir disso, fazemos um modelo biomecânico e vários cálculos envolvendo velocidade, forças nas articulações e o próprio movimento”, explicou.

Com a análise análise é possível identificar padrões para corrigir e evitar o aparecimento de lesões, importante, por exemplo, no caso de um atleta. Além de atletas, o LAM também avalia pacientes neurológicos, inclusive crianças, dançarinos, empresas, entre outros públicos.

No Outlab

Para a pesquisadora Vanessa Lara de Araújo, a participação no Outlab foi uma experiência enriquecedora. “Sabemos muito de análise do movimento, sabemos que temos um bom produto para oferecer, mas faltava desenvolver melhor a forma de ofertar esse produto ou serviço. Tem sido importante refletir sobre questões de gestão, marketing, e outros pontos”, afirmou.

A pesquisadora Líria Okai-Nobrega diz que o programa foi importante para a equipe pensar a sustentabilidade do laboratório e também como levar o laboratório até a comunidade, como dar visibilidade para a pesquisa. Já a pesquisadora Priscila Albuquerque de Araújo brincou: “É quase como fazer uma outra formação!” Para ela, o Outlab apresentou ferramentas importantes para a gestão da infraestrutura.

Deixe um comentário

Todos os campos marcados com (*) são obrigatórios