Inscrições

Datas
Inscrição geral – 12/08/19 a 13/09/19
Inscrição PRPq – 12/08/19 a 16/09/19

 

  • 23ª Semana da Graduação

    Inscrições

    A inscrição de cada projeto contendo a submissão de resumo deverá ser efetuada no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento no período de 12 de agosto a 13 de setembro. Tal sistema pode ser acessado pelo link http://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/graduacao. Os dados de login e senha são os mesmos utilizados para acesso do Portal MinhaUFMG.

    Orientações:

    1 - Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação;

    2 - A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto;

    3 - Deverá ser elaborado 1 (um) resumo associado para cada projeto de bolsas de graduação para inscrição no evento. Não será permitida a inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;

    4 - O resumo deve conter no máximo 4.000 caracteres (com espaço), bem como a indicação de palavras-chaves (200 caracteres);

    5 - O Resumo será avaliado por uma comissão de até 4 membros.

    6 - O resumo deverá conter as informações abaixo. Os tópicos deverão ser incluídos no resumo.

    - Objetivos

    - Métodos e resultados

    - Conclusão.

    O nome do projeto, nome do coordenador e participantes serão incluídos em espaço próprio distinto do local de inclusão do resumo.

    7 - Os projetos inscritos e aprovados deverão elaborar um PowerPoint que será apresentado na semana do evento. A apresentação deverá ser feita apenas por um dos estudantes integrantes do projeto, porém coordenador e demais participantes deverão comparecer na data, local e horário estipulado. A presença de toda a equipe permitirá um debate mais qualificado sobre os projetos.

    8 - O PowerPoint deverá conter no máximo 5 slides, respondendo as perguntas:

    - Quem somos? (Nome do Projeto, curso, disciplina/atividades) – 1 slide

    - O que propusemos? (Objetivos) – 1 slide

    - O que fizemos? (Métodos e resultados) – 2 slides

    - O que aprendemos? (Conclusão) – 1 slide

    O modelo do PowerPoint está disponível no site da Prograd e da Semana do Conhecimento.

    9 - O tempo para apresentação será de, no máximo, 8 minutos e após as apresentações a comissão avaliadora irá debater os trabalhos com as equipes dos projetos. As apresentações serão nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de até 4 (quatro) membros.

    10 - O cronograma das apresentações será divulgado após o encerramento das inscrições, por e-mail e na página da Prograd. É de responsabilidade do coordenador do Projeto acompanhar a publicação do cronograma.

    11 - Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Solicita-se atenção ao inscrever os participantes, pois apenas os coordenadores de programas de bolsas são responsáveis pela correta inserção dos nomes dos participantes. A Prograd não se responsabilizará por alterações nesse campo. Não será possível, também, alterações posteriores ao fechamento do período de inscrição.

    Mais informações pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br e pelos telefones: 3409-4058/6453/3850.

     

     

  • 22° Encontro de Extensão

    Os trabalhos deverão atender as diretrizes de extensão: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; impacto e transformação (acadêmicos e sociais); interação dialógica (universidade/outros setores da sociedade). Os resumos deverão contemplar os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia/desenvolvimento, resultados e avaliação/considerações finais, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. Lembramos que a estrutura do resumo pode ser (1) dividida em tópicos ou (2) em texto.

    As inscrições serão realizadas no sistema Semana do Conhecimento https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/extensao, no período de 12 de agosto a 13 de setembro. O estudante que efetivar a inscrição do resumo no sistema será considerado o autor do trabalho. No momento da inscrição do trabalho, o nome do orientador do estudante bolsista aparecerá automaticamente. No caso de estudante não-bolsista, o autor deve inserir o nome do orientador.

    O orientador será notificado da submissão do trabalho pelo sistema e deverá acompanhar/instruir o estudante, buscando assegurar a qualidade do resumo. Os demais participantes do trabalho deverão ser cadastrados no sistema como coautores. Somente serão aceitos resumos referentes às ações de extensão desenvolvidas e em desenvolvimento no ano de 2019.

    O processo de inscrição e avaliação de trabalhos no Sistema ‘Semana do Conhecimento’ será monitorado pelos Centros de Extensão da unidade do docente responsável e pela PROEX. Os CENEXs serão responsáveis pela validação da inscrição do resumo e invalidarão as inscrições que: (a) não forem atividades, resultados ou produtos desenvolvidos no âmbito das ações de extensão, (b) se limitem à descrição das ações de extensão, (c) não estejam apresentadas nas áreas temáticas adequadas ou (d) se limitem a resultados de pesquisa.

    A PROEX prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio que se mostrarem necessárias pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone 3409-3215.

    Confira aqui as instruções

  • 28ª Semana de Iniciação Científica e 9º Seminário de IC Júnior

    A 28ª Semana de Iniciação Científica é parte integrante da Semana do Conhecimento da UFMG 2019 a ser realizada de 14 a 18 de outubro de 2019.

    A 28ª Semana de Iniciação Científica e o 9º Seminário de Iniciação Científica Júnior constituem-se no evento para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG por estudantes bolsistas do ensino médio e da graduação, e voluntários, com premiação dos trabalhos que mais se destacaram. A Semana de Iniciação Científica oferece ao estudante uma excelente oportunidade para apresentar e discutir seu trabalho de pesquisa com a comunidade acadêmica por meio de apresentações orais ou exposição de pôsteres. O evento visa criar, também, mecanismo para avaliação dos trabalhos por docentes pesquisadores da UFMG e externos à instituição.

    Formato: Pôster ou apresentação oral, conforme definido pela Unidade Acadêmica.

    Os trabalhos selecionados nas Unidades deverão ser apresentados em formato de pôster e instalados no CAD 3, no dia 16 de outubro, quarta-feira, para avaliação pelo Comitê Externo.

    Mais informações podem ser encontradas no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.

    1 - É obrigatória a participação no evento dos alunos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PRPq-UFMG) especificados a seguir:

    - Edital 04/2018 – PIBIC/CNPQ
    - Edital 04/2018 - PIBIC AF/CNPQ
    - Edital 05/2018 – PIBITI/CNPQ
    - Edital 06/2018 - PIBIC EM/CNPQ
    - Edital 01/2017 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC) – bolsistas que não apresentaram na SIC 2018.
    - Edital 11/2017 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC).
    - Programa de Iniciação Científica Voluntária – alunos que iniciaram a ICV no período de 01/08/2018 a 30/03/2019.
    - Edital 08/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq).

    2 - É permitida a submissão de um resumo por estudante de graduação ou ensino médio para apresentação na 28ª Semana de Iniciação Científica na UFMG e 9º Seminário de Iniciação Científica Júnior, respectivamente, participantes de projetos de pesquisa na UFMG.

    3 - Estudantes externos à UFMG poderão se inscrever somente se participarem de edital obrigatório, conforme Item 1.

    4 - O bolsista de iniciação científica deve ser, necessariamente, o autor principal do resumo.

    5 -  Somente o autor poderá fazer a apresentação do trabalho, e deverá permanecer durante o período designado para atender ao público interessado.

    Para inscrição acessar o endereço: https://www.ufmg.br/prpq/semana-de-iniciacao-cientifica/

     

     

     

     

     

     

     

  • 9ª Jornada dos Técnicos e Administrativos em Educação

    As inscrições para a apresentação de trabalhos acadêmicos na 9ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação serão realizadas no período de 02 à 13 de setembro de 2019, no endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/prorh - no link “Inscrições”.

    Prazos e condições para inscrição e participação estão estabelecidos no  Edital PRORH disponível no endereço eletrônico: https://www.ufmg.br/prorh/noticia/ix-jornada-de-apresentacao-do-conhecimento-produzido-pelos-tecnico-administrativos-em-educacao

    No ato da inscrição o autor deverá optar pela forma de apresentação do trabalho (oral ou pôster), acessar o espaço de postagem e incluir, no campo indicado, o resumo do trabalho, que deverá necessariamente conter: Introdução, Objetivo, Metodologia e Conclusão.

    Poderão ser inscritos trabalhos com até 03 (três) autores. Todos os autores deverão fazer inscrição individual no sistema.

    Esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones 3409-3243/4308 – DDP/DRH e PRORH

     

  • 2º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG

    Poderão participar na apresentação dos trabalhos os alunos de graduação que realizaram em sua vida acadêmica um período de intercâmbio ou alunos de instituições estrangeiras que realizaram ou estão realizando intercâmbio na UFMG.

    É um compromisso dos alunos que participaram de programas de intercâmbio pela UFMG compartilhar suas experiências a fim de apresentar à comunidade acadêmica a amplitude dos programas de internacionalização da DRI.

    Estudantes internacionais em intercâmbio na Universidade também poderão se inscrever em duplas.
    Os trabalhos deverão atender às diretrizes de mobilidade: motivação da mobilidade, interdisciplinaridade; impacto e transformação (acadêmicos e sociais); interação dialógica (universidade/outros setores da sociedade). Os resumos deverão contemplar os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia/desenvolvimento, resultados e avaliação/considerações finais, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. Lembramos que a estrutura do resumo pode ser (1) dividida em tópicos ou (2) em texto. O aluno deve relatar nesse texto: o porquê de sua escolha pela mobilidade e por aquela instituição; o que fez relativamente ao estudo e ao ensino, à pesquisa, à extensão, ao estágio profissional e acadêmico, ao desenvolvimento linguístico, e ao enriquecimento artístico-cultural, durante a mobilidade internacional; o impacto da mobilidade na vida acadêmica, cultural e profissional do discente, bem como para o seu curso e para a UFMG. Os alunos deverão, ainda, produzir uma apresentação de slides com as informações do resumo, e no formato indicado pela organização do evento, para subsidiar sua apresentação oral à banca examinadora, conforme instruções abaixo.

    A DRI será responsável pela validação da inscrição do resumo e invalidará as inscrições que: (a) não forem atividades, resultados ou vivências de estudos ou ensino, pesquisa, extensão, de estágio profissional e acadêmico, artístico-culturais ou de desenvolvimento linguístico, desenvolvidas no âmbito das mobilidades, (b) não se limitem à descrição das experiências de intercâmbio. O processo de inscrição e avaliação de trabalhos no Sistema “Encontro de Mobilidades” https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/dri será monitorado e gerido pela DRI.

    A DRI prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio que se mostrarem necessárias pelo e-mail comunica@dri.ufmg.br e telefone 3409-4401.

     

     

     

  • VisualizaUFMG

    As inscrições serão realizadas no sistema Semana do Conhecimento https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/visualiza, no período de 12 de agosto a 13 de setembro de 2019. O estudante que efetivar a inscrição do vídeo no sistema será considerado o autor do trabalho. O estudante deverá designar o orientador do trabalho no momento da inscrição.

    O orientador será notificado da submissão do trabalho pelo sistema e deverá acompanhar/instruir o estudante, buscando assegurar as informações contidas no vídeo. Os demais participantes do trabalho deverão ser cadastrados no sistema como coautores.

    Uma comissão de docentes e especialistas selecionará até 30 vídeos para a exibição durante ‘Semana do Conhecimento’. Os três melhores vídeos avaliados receberão o prêmio “Destaque de Divulgação Científica e Cultural”.

    Informações sobre a submissão e apresentação dos trabalhos podem ser consultadas neste documento. Qualquer dúvida pode ser resolvida por meio do email: ddc-eventos@proex.ufmg.br ou entrando em contato pelos telefones: 3409-4428.

     

  • Mostra Virtual 'Pesquisa e Extensão na Rede de Museus'

    Cada projeto deverá preencher apenas um formulário de inscrição, a partir do qual enviará também o arquivo do pôster ou apresentação da Semana do Conhecimento. Serão aceitos apenas arquivos em formato PDF (Adobe Reader), gerados a partir dos modelos fornecidos pela organização da Semana do Conhecimento.

    As inscrições serão feitas pelo endereço http://bit.ly/2KgLq4i até o dia 6 de outubro de 2019. Obs.: Será necessária a conexão a uma conta Google (Gmail) para o acesso ao formulário de inscrição.

    A participação dos projetos de pesquisa e extensão vinculados ao programa da Rede de Museus será obrigatória. Os autores de projetos desenvolvidos de forma autônoma nos espaços integrantes da Rede de Museus também estão convidados a apresentarem seus trabalhos em nossa Mostra Virtual, fazendo jus a um certificado de participação.

     

  • Seminário do Prog. de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade

    A participação de todos os alunos bolsistas dos projetos PIPA-NAI com apresentação de trabalho no IV Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA) é obrigatória. Os autores submeterão seus trabalhos e participarão do evento com apresentação oral, discussão, avaliação e premiação. A apresentação será oral, com duração de, no máximo, 10 minutos.

    A inscrição dos projetos PIPA será efetuada por meio do envio do resumo do trabalho para o e-mail nai@ufmg.br, no período de 12/08/2019 a 13/09/2019. Cada projeto poderá encaminhar um único resumo. O texto do resumo deve ser encaminhado em formato PDF e conter: no máximo 2500 caracteres com espaços, limitado o título a 100 caracteres; texto justificado, espaçamento simples, fonte Arial 12; título e subtítulo em caixa alta, negrito e centralizado; margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm; nomes dos autores devem ser escritos em caixa alta, sem abreviações, centralizados na página, separados por ponto e vírgula e com notas de rodapé contendo, nessa ordem, titulação, filiação institucional e e-mail para correspondência; notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10. Os resultados devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões baseadas nos dados apresentados. Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento.