Trabalhos acadêmicos

  • 23ª Semana da Graduação

    Integrante da Semana do Conhecimento, a 23ª Semana da Graduação é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O evento contará com apresentação dos projetos referentes aos seguintes programas de bolsas: Programa de Monitoria de Graduação (PMG 48 horas, PMG 24 horas e Formação Transversal), Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), Programa de Educação Tutorial - PET (14 grupos – 1 trabalho por grupo), PET Interprofissionalidade – PET Saúde (5 grupos – 1 trabalho por grupo), ProNoturno, Programa Imersão Docente (PID), Programa de Incentivo à Formação Docente (PFID).

  • 22º Encontro de Extensão

    A Pró-reitoria de Extensão integra a Semana do Conhecimento com o 22º Encontro de Extensão que objetiva divulgar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Os trabalhos – considerados atividades, resultados ou produtos desenvolvidos no âmbito das ações de extensão – poderão ser inscritos no Encontro por estudantes de graduação da Universidade.

    A Proex prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio que se mostrarem necessárias pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.

    Mais informações no site da Pró-reitoria de Extensão.

  • 28ª Semana de Iniciação Científica e o 9º Seminário de IC Júnior

    A 28ª Semana de Iniciação Científica e o 9º Seminário de Iniciação Científica Júnior são parte integrante da Semana do Conhecimento da UFMG 2019, a ser realizada de 14 a 18 de outubro de 2019, que terá por tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

    A 28ª Semana de Iniciação Científica e o 9º  Seminário de Iniciação Científica Júnior constituem-se nos eventos para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio na UFMG, bolsistas ou alunos voluntários de iniciação científica (IC), com premiação dos trabalhos que se destacam. A Semana de Iniciação Científica e o Seminário de Iniciação Científica Júnior oferecem uma oportunidade ao aluno de IC para apresentar e discutir  seu trabalho de pesquisa com a comunidade acadêmica através da elaboração de apresentações orais ou exposição de painéis. Os eventos visam também criar mecanismo para avaliação dos trabalhos por docentes pesquisadores da UFMG e externos à instituição.

    Formato: pôster ou apresentação oral, de acordo com decisão de cada Unidade Acadêmica.

    Os trabalhos selecionados nas Unidades deverão ser apresentados em formato de pôster e fixados no CAD 3, no dia 16 de outubro, para avaliação pelo Comitê Externo do CNPQ.

    Mais informações em XXVIII Semana de Iniciação Científica ou no site da Pró-Reitoria de Pesquisa. 

    Programas Institucionais de Iniciação Científica (PRPq-UFMG)

    - Edital 04/2018 – PIBIC/CNPQ

    - Edital 04/2018 - PIBIC AF/CNPQ

    - Edital 05/2018 – PIBITI/CNPQ

    - Edital 06/2018 - PIBIC EM/CNPQ

    - Edital 01/2017 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC) – bolsistas que não apresentaram na SIC 2018.

    - Edital 11/2017 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC).

    - Programa de Iniciação Científica Voluntária – alunos que iniciaram a ICV no período de 01/08/2018 a 30/03/2019.

    - Edital 08/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq).

    É obrigatória a participação no evento dos alunos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica acima especificados.

  • 9ª Jornada dos Técnico-Administrativos em Educação

    A Pró-Reitoria de Recursos Humanos se integra à Semana do Conhecimento UFMG 2019 por meio da 9ª Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação - TAE da UFMG, que tem como objetivo divulgar o conhecimento de servidores TAE produzido durante cursos formais de ensino.

    As inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos serão realizadas no endereço eletrônico https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/prorh - no link “Inscrições”, no período de 02 à 13 de setembro de 2019.

    A Jornada ocorrerá no dia 16/10/2019, das 08h30 às 17h30 no Campus Pampulha e no ICA em Montes Claros.

    Esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones 3409-3243/4308 – DDP/DRH e PRORH

     

     

  • 2º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG

    O Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG será um evento realizado durante a Semana do Conhecimento da UFMG com a finalidade de divulgar as atividades de internacionalização existentes e realizadas pelos discentes à comunidade acadêmica.

    O encontro será gerido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e implementado com a colaboração de estudantes que participaram ou participam de mobilidades internacionais.

    O evento promove a apresentação de trabalhos construídos com informações referentes às experiências vivenciadas durante o período de intercâmbio. Considera-se aqui como experiências qualquer atividade de estudos ou ensino, pesquisa, extensão, de estágio profissional e acadêmico, de desenvolvimento linguístico ou artístico-cultural, desenvolvida no âmbito do período de mobilidade.

    A DRI prestará esclarecimentos e atenderá solicitações de apoio que se mostrarem necessárias pelo email comunica@dri.ufmg.br e telefone 3409-4401.

  • VisualizaUFMG 2019

    O #VisualizaUFMG 2019 é uma mostra de vídeos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes do nível médio técnico, de graduação e de pós-graduação da UFMG. Os vídeos deverão apresentar de forma clara, rápida e atrativa as práticas ou resultados de projetos acadêmicos desenvolvidos na UFMG para um público não especializado. Poderão ser desenvolvidos vídeos narrativos, descritivos, entrevistas, apresentações, entre outros. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma acessível, lúdica e dinâmica. Os vídeos deverão ser em formato digital, conter até 3 minutos e contar com a orientação de um docente da UFMG.

    Informações sobre a submissão e apresentação dos trabalhos podem ser consultadas neste documento. Qualquer dúvida pode ser resolvida por meio do email: ddc-eventos@proex.ufmg.br ou entrando em contato pelos telefones: 3409-4428.

     

     

  • Mostra Virtual 'Pesquisa e Extensão na Rede de Museus'

    A Mostra Virtual “Pesquisa e Extensão na Rede de Museus” integra, pela quinta vez, a programação oficial da Semana do Conhecimento da UFMG. Em suas edições anteriores, a Mostra Virtual foi um sucesso, contando com um total de 734 inscritos e 192 projetos exibidos. Desde então, já foram contabilizados 4.326 visitantes e 13.328 visualizações!

    O objetivo deste evento é possibilitar à comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de visualizarem trabalhos ligados à Rede de Museus que serão apresentados em unidades e horários diferentes durante a Semana do Conhecimento. Além de gerar um portfólio desses trabalhos de pesquisa e extensão, a Mostra Virtual permite a inserção de comentários do público direcionados aos autores dos projetos, fomentando a formação de redes colaborativas no interior da comunidade universitária.

    Confira neste link

    Obs.: As edições anteriores também estão disponíveis para consulta.

    Mais informações pelo email: rededemuseus@ufmg.br ou pelo telefone 3409-6468

  • Seminário do Prog. de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade

    Como parte da Semana do Conhecimento 2019, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais realizará o IV Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

    Este evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), bem como oferecer oportunidade para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.

    O IV Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa) ocorrerá no dia 16/10/2019, no CAD 3, das 8:30 às 17h3.